O que é bom para desinflamar a próstata?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Quais são as opções?

  • Urinar antes de sair de casa ou do trabalho;
  • Não estar muito tempo sem urinar;
  • Comprimir a uretra no fim de urinar;
  • Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia;
  • Urinar sempre antes do deitar e ao levantar.
  • Não reter urina e urinar ao primeiro sinal de vontade;

Existem principalmente dois tipos de medicamentos: Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, assim facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Agem imediatamente desde os primeiros dias de uso.

Noctúria (vontade de urinar durante a noite); Dor no abdómen e inguinal (“virilha”); Dor/desconforto no pénis, testículos e zona do períneo (entre o escroto e o recto); Ejaculação precoce ou dolorosa.

suco de tomate

Um excelente remédio caseiro e natural para próstata que pode ser usado para complementar o tratamento clínico da próstata aumentada é o suco de tomate, pois é um alimento funcional que ajuda a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

Um estudo da McGill University, de 2004, comprova que o consumo de tomate é um grande aliado para a prevenção do câncer de próstata. Outros alimentos ricos em licopeno, como goiaba e outros frutos vermelhos, também ajudam na prevenção de doenças que afetam a próstata.

Vegetais verde-escuros: Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata, pois são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células; 4.

Comprimir a uretra no fim de urinar; Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia; Urinar sempre antes do deitar e ao levantar.

Como trata-se de um problema mecânico, em que ocorre uma obstrução do canal (uretra) a partir do crescimento do tecido, as soluções definitivas para diminuir a próstata aumentada envolvem a desobstrução mecânica. E estas são cirúrgicas!

O tratamento para Prostatie varia. Geralmente composto pela indicação de uso de antibióticos, por um mínimo de 21 dias para as Prostatites agudas e 4 a 6 semanas para as Prostatites crônicas. O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto.

A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

Dê atenção às queixas urinárias e recupere qualidade de vida. Ignorar os sintomas só lhe vai trazer complicações. Se a doença não for tratada atempadamente, pode levar a alterações da função da bexiga e dos rins e, em casos mais extremos, à retenção urinária e à insuficiência renal.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Além disso, existem algumas condições de risco que podem desencadear uma próstata inflamada, como: infecções urinárias anteriores, uso de sonda urinária, realização da biópsia, lesão na virilha, próstata aumentada (HPB), ter HIV ou prostatite anterior.

Sim! O consumo de ovo ajuda na prevenção do câncer de próstata.