O que é bom para desinflamar a orelha?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Infelizmente, não há remédios que acabam com a inflamação na orelha. Porém, existem alguns tipos de antialérgicos à base de corticoides que podem ser usados quando o problema já está instalado, mas não resolvem o problema por definitivo.

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Se o seu piercing não cicatriza e continua dolorido mesmo após muito tempo da perfuração, pode estar acontecendo uma infecção. Nesse caso, procure imediatamente o profissional responsável pelo procedimento. Ele poderá indicar algum cuidado especial para o seu piercing ou o encaminhará imediatamente para um médico.

Principais cuidados a ter com essa lesão
Infelizmente, não há remédios que acabam com a inflamação na orelha. Porém, existem alguns tipos de antialérgicos à base de corticoides que podem ser usados quando o problema já está instalado, mas não resolvem o problema por definitivo.

Como pode provocar perfuração do tímpano, usar água oxigenada para tentar resolvê-la é perigoso. “Aplicado nas mucosas, como as do ouvido interno, o produto aumenta o risco de infecções”, aponta Alcântara.

8 semanas

Quanto tempo demora pra cicatrizar a orelha furada? O processo de cicatrização irá demorar de 4 a 8 semanas e nesse tempo é recomendado que você não troque a joia utilizada no momento do furo, por isso é fundamental que você opte por uma peça de boa qualidade.

Gel de silicone
Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

Sem vermelhidão, dor e casquinhas
Um piercing totalmente cicatrizado não tem mais o aspecto avermelhado do piercing que foi feito a pouco tempo, também não há mais presença de dor e muito menos formação de casquinhas.

Não! Durante todo o período de cicatrização não recomendamos que tire a joia, ou faça a troca da peça, e também não é necessário, você pode higienizar o local com cuidado, e o auxílio de um cotonete.

Durante a noite é normal que o furo possa liberar algum líquido, principalmente dias após a perfuração, e isso já se torna um ponto de proliferação de bactérias, que podem prejudicar a cicatrização.

Vermelhidão, inchaço, desconforto e coceira leve são sintomas comuns no início da cicatrização do seu piercing – dura algumas boas semanas. Mas esses sintomas estão se prolongando de mais ou apareceram depois de um período considerável de tempo? Pode ser que isso não seja normal.

Sim, irá doer um pouco. Mas, isso dor é algo pessoal. Por isso, em algumas pessoas mais e em outras menos.

Segundo: não durma de brinco. É durante o sono que podem acontecer muitos acidentes, como puxar o brinco, ele enroscar na fronha ou nos cabelos. Terceiro: quando optar pelo uso de brincos grandes e pesados, coloque uma tarraxa maior, que forneça suporte à orelha e evite o balanço do lóbulo.

Mas o ideal é que você passe por um médico dermatologista para te avaliar adequadamente. Pode ter ocorrido a formação de um cisto, granuloma, cicatriz hipertrófica ou mesmo um quelóide. O ideal é procurar um médico para te avaliar.

Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem. Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Use álcool isopropílico. Com um cotonete ou com almofadas demaquilantes umedecidas no álcool isopropílico faça a limpeza delicada ao redor do piercing duas vezes ao dia. Este cuidado pode ajudar a evitar infecção local. Pode também ser usado uma camada fina de vaselina ao redor do orifício para ajudar a protegê-lo.