O que é bom para desinflamar a mucosa do nariz?

Perguntado por: imesquita . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

CLIQUE AQUI

  1. Umidificar o ambiente. ...
  2. Lave o nariz frequentemente. ...
  3. Usar descongestionantes nasais. ...
  4. Inalar vapor. ...
  5. Ingira mais alimentos ricos em vitamina C. ...
  6. Ingira pelo menos 2 litros de água diariamente. ...
  7. Tome um banho quente. ...
  8. Compressas mornas.

Rinite: o que é? A rinite é a condição respiratória caracterizada pela inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal e muitas vezes também podem se estender aos seios da face tornando-se a rinossinusite..

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

Mucosites são inflamações das mucosas, que pode ocorrer em todo o tubo digestivo, desde a boca até o ânus e também na parte genital. Pode ocorrer devido à ação da quimioterapia ou radioterapia.

A lavagem nasal convencional é feita apenas com água e sal. Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas.

Assim como na pele de todo o corpo, o surgimento de lesões por batidas, arranhões e excesso de atrito (por esfregar demais a área) é comum. Essas lesões são extremamente propensas nessa parte interna do nariz, uma vez que a pele que a reveste é bem fina e frágil.

Como inalante
Coloque 2 colheres das de chá de Vick Vaporub® em uma vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e inale por 10 a 15 minutos. Repita conforme necessário.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

  • Cetirizina.
  • Desloratadina.
  • Fexofenadina.
  • Loratadina.
  • Bilastina.

Hidratação para o corpo e mucosas: é importante umedecer as mucosas e a própria secreção para aliviar o seu excesso. Por isso, aumente a ingestão de líquidos e, se possível, faça uso de nebulizadores e umidificadores de ambiente.

Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.

Faça a limpeza nasal antes de dormir: A limpeza com soro fisiológico ajuda a aliviar os sintomas da rinite alérgica. Mantenha as passagens nasais úmidas: O vapor do chuveiro ou de uma bacia com água quente ajuda a aliviar a irritação das paredes internas do nariz.

A lavagem nasal é um procedimento que “enxágua” a cavidade nasal. A solução usada pode ser variada conforme sua necessidade, mas comumente o soro fisiológico é o mais utilizado. É muito segura, rápida e eficaz para limpar as vias aéreas superiores.

Segundo as médicas, o soro ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e até mesmo sangramentos. Nos bebês, alguns médicos indicam a bombinha de sucção nasal, mas o soro também pode ser usado.

Vestibulite nasal
A infecção pode ser causada por cutucar ou assoar excessivamente o nariz e causa a formação de crostas que incomodam e sangramentos quando as crostas se desprendem. Pomadas de bacitracina ou mupirocina costumam curar as vestibulites nasais. Pode ser necessário o uso da pomada por diversas semanas.