O que é bom para desinfetar a boca?

Perguntado por: imata . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A escovação dentária com creme dental com flúor previne as doenças bucais comuns, como cárie. A especialista recomenda que a limpeza seja feita pelo menos duas vezes por dia, após as refeições. “E particularmente antes de dormir.

Meio copo de água e uma pitadinha de bicarbonato, faça um bochecho e pronto! A mistura neutralizará a acidez da boca, reduzindo assim o surgimento das aftas e das cáries.

Na maioria das vezes, o tratamento é feito com medicamentos responsáveis por eliminar o fungo, sendo a Nistatina e o Fluconazol os mais comumente utilizados. Além disso, podem ser usados remédios para melhorar a imunidade, cessar o desconforto e a dor e melhorar algum mal-estar que o paciente esteja apresentando.

Bochecho com sal e água morna
Uma das formas mais simples e eficazes para eliminar bactérias na boca e ainda garantir alívio do inchaço em casos de gengivite é usando água morna e sal. Essa solução tem ação antisséptica e por isso ajuda na redução da placa bacteriana.

"É só colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na escova de dentes molhada e aplicar por alguns segundos na língua. Reduz até o mau hálito", diz. No mercado, ainda podem ser encontrados produtos que contêm cloreto de zinco. São sprays que dão frescor imediato à língua e reduzem o mau hálito.

Candidíase oral
A língua fica branca pela proliferação excessiva de fungos e é agravada pela falta de higiene bucal adequada. Além disso, pessoas com doenças autoimunes ou que fazem tratamentos com antibióticos também costumam apresentar esse sintoma.

O que é a língua branca? A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

Fazer gargarejos com sal ou vinagre é uma receita antiga, indicada principalmente em casos de dores de garganta.

Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto. Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos.

O bicarbonato de sódio, por ser uma substância alcalina, diminui a acidez da boca e torna o ambiente menos propícios as bactérias. Por este motivo, usar uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água nas gengivas ajuda a diminuir a ação das bactérias e a formação da placa bacteriana.

- Uso de bicarbonato de sódio: a substância ajuda a melhorar o pH da região e, assim, alivia os sintomas da infecção. Nesse caso, o recomendado é optar por uma solução de 5%, dissolver 50g de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e fazer bochechos diariamente.

Infecção na boca

  • dor.
  • pus.
  • sangramento.
  • eventualmente febre.
  • CUIDADO: pode ser silenciosa. Por isso, é importante ir ao dentista uma vez por ano.

Sintomas: – Caracteriza-se pelo aparecimento de placas cremosas e esbranquiçadas na língua, lábios, céu da boca, parte interna das bochechas e, às vezes, gengivas ou amígdalas. Podem surgir lesões avermelhadas como aftas.

Para a saúde bucal, os gargarejos não são recomendados, uma vez que a cada bochecho elimina-se parte das bactérias que sobraram da saliva, mas não elimina as que estão escondidas. Além disso, o seu ph desmineraliza os dentes, resultando em erosões e lesões no esmalte dentário.

O alecrim é outro potente antibiótico natural. Ele possui intensa atividade bactericida, além de propriedades antivirais. O chá de alecrim ajuda a combater os germes que podem invadir o organismo e causar infecções.

Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, indicou que componentes presentes no chá verde podem ser úteis no combate a bactérias super resistentes. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico médico Journal of Medical Microbiology.

Por isso, é preciso saber aplicar o produto da maneira certa, e a dentista explica o melhor jeito de usá-lo: “Dissolva na água para bochecho, com a medida de uma colher de chá do produto para três dedos de água. Normalmente, é recomendado fazer o procedimento três vezes ao dia”, ensina.

Tung Gel promove a fácil limpeza e remoção da saburra lingual, favorecendo a saúde e prevenindo a colonização por bactérias. Seu uso ajuda na prevenção de doenças periodontais, auxilia uma melhor higiene bucal e seu sabor de menta deixa uma agradável sensação de frescor na boca. Disponível em embalagem de 85g.

Tung Gel Original é um gel desenvolvido especialmente para limpar a língua, prevenindo e protegendo-a contra as bactérias causadoras do mau hálito. Formulado com ingredientes naturais e Zinco, atua diretamente na superfície da língua, incluindo os cantos e pequenas fendas.

A Cleveland Clinic explica que uma língua saudável é rosada e tem pequenos nódulos chamados papilas sobre sua superfície. Alguns problemas de saúde podem alterar a aparência da língua, e alguns deles são graves.