O que é bom para desinchar um galo na testa?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Esse hematoma, ou "galo", pode aumentar nos primeiros dias. Para diminuir o inchaço você pode fazer compressas geladas por 20 minutos de 3 a 5 vezes por dia nos dois primeiros dias.

Quando o “galo” se forma
O “galo” pode ser um bom sinal, pois indica que o sangue não vazou para o interior do cérebro. Mas caroços muito grandes e que demoram para baixar devem ser examinados, pois há risco de o crânio rachar com pancadas violentas.

Colocar uma faca no galo da testa impede que ele cresça
A afirmação tem um fundo de verdade, porém, o que impede que o hematoma fique maior é o contato com algo frio e não necessariamente a faca. Por isso, o indicado é colocar uma bolsa de gelo no local.

Marco Sainz, deve-se ter atenção aos sintomas após a batida. “Em casos graves pode haver desmaio, convulsão – perda de consciência associada a movimentos involuntários -, sangramento ou perda de líquido claro pelos ouvidos, dilatação de uma pupila e falta de resposta a estímulos.

Quando ir ao médico? Se a pessoa que bateu a cabeça tem problemas para manter o equilíbrio, perda de memória, dor que não desaparece e piora, vômitos e alterações de humor, pode ser um sintoma de um problema maior, por isso será necessário ir ao hospital para realização de exames.

Não é recomendado deixar que uma pessoa durma após bater a cabeça, mesmo que tenha sonolência. Pelo menos, não até que receba atendimento médico e tenha certeza de que está realmente bem. Esse é um passo importante nas primeiras horas, para verificar se não surgiram novos sintomas da batida da cabeça.

PARA INCHAÇOS E CONTUSÕES

  1. Relaxe. Pegue uma bolsa de gelo e coloque sobre o inchaço ou contusão por 15 minutos até oito vezes por dia durante dois dias para ajudar a controlar o inchaço.
  2. Lave. Se a pele estiver rompida ou houver arranhões, lave com água e sabão e aplique um curativo.

Uma compressa fria na área (como uma bolsa de gelo) e alívio simples da dor (paracetamol) pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço. É importante observar atentamente as pessoas que sofreram uma lesão na cabeça para garantir que qualquer alteração nos sintomas seja notada rapidamente.

Com ferimentos leves na cabeça, geralmente não há sintomas além de dor no local da lesão. Nesses casos, pode ser indicado que você tome paracetamol (Tylenol) para a dor. Você não deve tomar anti-inflamatórios não-esteróides, como ibuprofeno (Advil) ou aspirina.

Se o ferimento for grande ou se houver dificuldade em controlar o sangramento, deve-se procurar avaliação médica – às vezes é necessária a sutura. A médica explica que “É muito comum a formação do “galo" após o trauma, que nada mais é do que a formação de um hematoma.

O mais importante após a queda é observar a criança. Examine-a com cuidado, veja se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado. É normal que a criança chore após a queda, porém se apresentar alguns sintomas considerados “sinais de alarme”, deve ser avaliado por um médico.

Aplique uma compressa fria por 10 minutos. Massageie com o Gel Arnica e Calêndula Bio.

O "galo" nada mais é do que um hematoma entre o osso do crânio e a galea. A galea é a camada que separa os músculos e a pele do osso. Esse hematoma, ou "galo", pode aumentar nos primeiros dias. Para diminuir o inchaço você pode fazer compressas geladas por 20 minutos de 3 a 5 vezes por dia nos dois primeiros dias.

AVC: quando um coágulo de sangue ocorre no cérebro há grandes chances de um acidente vascular encefálico, ou derrame, ocorrer. Os sintomas de alerta são vários e incluem dificuldades para falar, visão embaçada, forte dor de cabeça, além de dor e dormência nas pernas e nos braços.

Pode deixar a criança dormir após a queda? Não existe nenhuma comprovação científica que possa agravar ou piorar as consequências de um trauma, então a questão de não dormir é sobre a dificuldade de observar a criança após a queda.

Morte prematura e problemas psiquiátricos podem estar relacionados com o lesões cerebrais traumáticas. Jovens que sofrem lesões cerebrais traumáticas, como concussões, são mais propensos a sofrer problemas psicológicos e sociais a longo prazo, segundo um estudo publicado nesta terça-feira na revista PLOS Medicine.

O tratamento para lesões na cabeça depende do tipo e da gravidade da lesão. Com pequenos ferimentos na cabeça, muitas vezes não há sintomas além da dor no local da lesão. Nestes casos, você pode ser instruído a tomar paracetamol (Tylenol) para a dor.