O que é bom para desinchar trombose?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

O ideal é você usar a meia elastica diariamente para diminuir o edema da perna e se sinais de alerta como dor acentuada na perna, inchaço acentuado , mudança na coloração e sinais de falta de ar bem como sangramentos procurar o pronto atendimento .

O gelo é usado para processos inflamatorios agudizados . Para disturbios venosos recomendamos o uso de venotonicos ,meias elasticas e atividade fisica aerobia.

Mantenha a perna elevada e aplique compressas quentes. Isso pode ser feito com uma flanela quente colocada sobre a veia ou usando um cobertor e garrafas de água quente. Tome cuidado para não se queimar. Suportes elásticos ou meias de compressão podem ajudar a reduzir o inchaço enquanto a inflamação melhora.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

Trombofob® Pomada (heparina sódica e nicotinato de benzila) facilita a desintegração dos trombos, restabelecendo a circulação sanguínea, e evitando a formação de coágulos.

- Suco de uva integral: O resveratrol, substância encontrada nessa bebida, é antioxidante, possui função cardioprotetora, inibe a agregação de plaquetas e com isso diminui muito o risco da formação dos trombos. O suco substitui uma porção de fruta, por exemplo.

As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.

A massagem em quem tem trombose é sempre contraindicada, inclusive pode ser muito perigosa. Trombose são coágulos na parede interna dos vasos sanguíneas. Esses coágulos podem se soltar e andar dentro da corrente sanguínea, causando um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ataque cardíaco, entre outros problemas graves.

“Os autores concluíram que a compressão imediata deve, portanto, ser oferecida a pacientes com trombose venosa profunda aguda da perna.

“Manter-se no peso ideal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e evitar os fatores de risco conhecidos são os pilares da prevenção de qualquer doença e com a trombose não é diferente”.

Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.

A caminhada é uma boa forma para diminuir o risco de TVP.

“Elas estão mais expostas a fatores de risco como uso de anticoncepcionais, pouca atividade física, gravidez e trabalhar muito tempo sentado ou em pé”, diz o cirurgião vascular Francisco Osse, do Centro Endovascular de São Paulo.

Principais dicas para desinchar as pernas

  1. Elevar as pernas. ...
  2. Beber bastante líquidos ao longo do dia. ...
  3. Diminuir a quantidade de sal. ...
  4. Praticar atividade física. ...
  5. Fazer massagens. ...
  6. Uso de remédios.

hibisco

Os melhores chás para pernas inchadas são os feitos com cavalinha, guabiroba, hibisco, salsa e carqueja. Essas ervas têm poder diurético, que nos levam a urinar mais vezes e ajudam a desinchar.

Pode tomar café tranquilamente. O café não tem interação com o xarelto, no entanto algumas pessoas tem queimação no estômago devido ao café. O anticoagulante deixa o sangue mais fluido e se houver uma irritação da parede do estômago isso pode provocar uma pequena hemorragia.