O que é bom para desinchar os testículos?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Aplique bolsas de gelo no escroto nas primeiras 24 horas, seguido por banhos de assento para reduzir o inchaço. -Evite praticar exercícios ou envolver-se em atividades excessivas até que o inchaço desapareça. -Faça uso de medicamentos analgésicos para aliviar os sintomas.

Causas comuns
Hidrocele é um distúrbio no qual líquido se acumula entre as camadas do tecido que circundam os testículos. Hidrocele e hérnia inguinal são as causas mais comuns entre os meninos. Até 20% dos homens têm uma varicocele, que pode causar infertilidade.

Anti-inflamatórios costumam ser indicados. Além disso, repouso e compressas geladas costumam fazer diferença. Em ocorrências mais graves, será preciso realizar uma cirurgia para a remoção dos testículos. Diante disso, quanto mais rápida a descoberta da doença, mais eficaz é a intervenção médica.

Como tratar: normalmente são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus.

Sim, a compressa de gelo costuma aliviar o desconforto e ajuda a acelerar a diminuição do inchaço na bolsa escrotal.

Ter ou estar os testículos inchados não é sinônimo de vergonha. Aliás, muito pelo contrário: ao contar com a sensação de inchaço nos testículos, é importante que um médico urologista seja procurado imediatamente, pois na maior parte dos casos, o quadro representa um problema mais grave à saúde masculina.

Todo o processo dura cerca de três meses para tratar completamente a doença. Além disso, durante o tratamento, o homem precisa repousar e, se as dores forem muito intensas, é possível aplicar compressas de gelo na região.

Os sintomas vão surgindo aos poucos e, por vezes, a causa nunca chega a ser identificada. De início abrupto, são próprias da forma aguda da doença, além da inflamação do epidídimo, dor, inchaço da bolsa escrotal, que quase sempre afeta um lado do corpo e se estende por um período inferior a seis semanas.

A medida mais eficaz é a cirurgia convencional, entretanto existem métodos menos invasivos, tais como alcoolização local. Para avaliação do método mais indicado no seu caso, é necessário avaliação pelo especialista.

Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.

Cuidados

  1. Sustente o escroto usando uma coquilha.
  2. Aplique gelo no escroto.
  3. Tome banho morno se houver sinal de inflamação.
  4. Quando estiver deitado, coloque uma toalha enrolada debaixo do escroto.
  5. Experimente tomar analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno. NÃO dê ácido acetilsalicílico a crianças.

Se for um problema isolado não adianta compressa e um procedimento é necessário para tratar. Se a hidrocele for consequência de uma infecção a compressa de calor pode ajudar no tratamento. No caso de trauma a compressa gelada é mais indicada.

Portanto, o urologista trata as doenças que acometem os rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra, pênis e testículos.

O principal sintoma é a presença de um nódulo endurecido ou massa escrotal, geralmente do lado direito. Se houver dor testicular, pode ser indício de hemorragia. Dor nas costas, tosse e edema indicam metástase. O tratamento prevê cirurgia via inguinal (virilha) para remoção do testículo afetado.

Como tratamento sintomático, pode-se indicar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno 600 mg, de 8/8 horas.