O que é bom para desinchar os pequenos lábios?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se está com lábios vaginais inchados, tente acalmar a zona irritada (pode utilizar uma compressa fria ou tentar um banho frio). O frio irá reduzir o inchaço e temporariamente aliviar a dor. Evite coçar a zona afetada. Isto pode danificar o tecido e os sintomas podem ficar ainda piores.

Como é a recuperação? Nos primeiros 2-3 dias o lábio fica maior do que o resultado final, pois, além do produto, existe o inchaço natural de qualquer procedimento. Após esse período, os lábios tendem a desinchar. Pode ser que fiquem alguns roxinhos, que desaparecem em alguns dias.

A vulvovaginite pode ser causada, por exemplo, pelo contato com vírus, bactérias e fungos diversos, como o fungo causador da candidíase. Infecções por parasitas, como o trichomonas vaginalis, também podem causar a vulvovaginite.

O inchaço de um ou ambos os lábios, associado a edema da face ao redor da boca, é uma das apresentações mais típicas, principalmente no angioedema provocado pelos inibidores da ECA, um grupo de medicamentos muito usado no tratamento da hipertensão arterial.

Perigos do angioedema
Apesar de raro, o maior perigo de um episódio agudo do angioedema é quando o edema ocorre nas mucosas internas da orofaringe e da laringe. Nestes casos, o doente corre o risco de não conseguir respirar e é necessário atuar com urgência para impedir a asfixia.

Para a inflamação dos lábios um remédio caseiro bastante utilizado é o extrato de própolis, que pode auxiliar na redução do inchaço da região e diminuir a dor. Ele não substitui a consulta médica, mas pode agir como paliativo até você comparecer ao dentista.

Pode ser causado por infecção pelo fungo cândida e, menos frequentemente, pelas bactérias estafilococo ou estreptococo, além da deficiência nutricional relacionada à vitamina B12 ou de ferro. Em crianças, está relacionada ao hábito de chupar dedo, lamber os lábios ou morder os cantos deles.

Especialistas indicam que o problema acontece porque a região labial é sensível, e não conta com glândulas sebáceas capazes de lubrificar e ajudar na sua proteção contra agentes externos. Assim, com a associação do frio, poluição, vento e a redução no consumo de água, é comum esse ressecamento.

Todas as vezes que fica excitada, a vulva e vagina começam a inchar devido à quantidade de sangue que flui na área, segundo a Cleveland Clinic (EUA). Mas se notar outros sintomas, como pequenos cortes na abertura da vagina – juntamente com o inchaço – o motivo pode ser sexo vigoroso.

Os pequenos lábios apresentam uma variedade enorme de formas, sendo uns alongados, curtos, outros possuem dobras e ondulações. Podem ficar maiores devido a uma série de fatores como a puberdade, gravidez, parto, estiramento usado em algumas culturas, uso de anabolizantes, traumas ou genética.

Algumas alternativas caseiras ajudam a aliviar a coceira na vagina, como utilizar suplementos probióticos, iogurtes naturais, óleo de coco, óleo de alho e óleo de orégano. Mas antes de iniciar qualquer tratamento, lembre-se de consultar seu médico.

No caso da vulvovaginite por bactérias, é normalmente indicado o uso de pomadas com antibióticos. Esses remédios devem ser usados de acordo com a orientação do ginecologista, mesmo que não existam mais sintomas, pois assim é possível garantir a eliminação do agente infeccioso responsável e evitar recidivas.

Clotrimazol
A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. Isso contribui para o alívio dos sintomas causados pela doença, como coceira, vermelhidão e corrimento na região genital.

Panos umedecidos com água gelada ajudam a aliviar os sintomas. Seque bem a área íntima antes de se vestir. Nunca lave as partes íntimas com sabonete comum, opte por opções de sabonetes com pH próximo do neutro e sem perfume. Use cremes à base de calêndula ou aloe vera pelo menos 4 vezes ao dia.

O angioedema consiste em “inchaços” das zonas finas da pele, tipicamente lábios, escroto, olhos, etc. Este “inchaço” pode ser tão intenso que provoca deformação completa da cara ou outros órgãos.

Urticária são lesões vermelhas e inchadas, como vergões, que aparecem na pele rapidamente e coçam muito. O nome da lesão é urtica. Elas podem ser pequenas, isoladas ou se juntar e formar grandes placas vermelhas, com desenhos e formas variadas, sempre acompanhadas de coceira.

Um edema pode acontecer por diversos motivos, que vão desde o enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos, fazendo com que certos líquidos escapem dos vasos por meio de um processo de osmose, a até mesmo serem o resultado direto de um consumo excessivo de alimentos com sódio, causando uma retenção de líquido.

O angioedema é um inchaço semelhante à urticária, mas que acontece nas camadas mais profundas da pele. Geralmente se manifesta nos lábios, olhos, mãos, pés, genitálias e dura até 3 dias.

Os anti-histamínicos podem aliviar os sintomas leves, mas se o angioedema dificultar a deglutição ou a respiração, é necessário tratamento de emergência.