O que é bom para desinchar os olhos após cirurgia?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O médico aponta algumas alternativas práticas e fáceis para desinchar após cirurgia, tais como a elevação da região operada, quando possível. “Outras opções possíveis são: utilização de compressas frias, compressão elástica (faixas, luvas ou meias elásticas), ou ainda drenagem manual”, recomenda.

A compressa com chá de camomila pode ser utilizada para diminuir o inchaço e, assim, aliviar os sintomas. Para fazer a compressa, deve-se, primeiro, preparar o chá: 1 colher (sopa) de flores de camomila em infusão em 1 xícara (chá) de água fervente por 5 minutos.

Você também pode colocar um pano úmido com água fria sobre os olhos. Deixe por aproximadamente 10 minutos e retire. A água gelada faz com que os vasos sanguíneos ao redor dos olhos se contraiam, reduzindo o inchaço. Outra dica é dar leves e delicadas batidinhas com o dedo nas áreas inchadas do olho.

Tome água e chás diuréticos
Portanto, embora pareça contraditório, quanto mais hidratado você estiver, menos inchado ficará. Além disso, alguns chás têm efeito diurético. Entre os exemplos estão os de salsinha, cavalinha, hibisco, cabelo de milho e gengibre.

1) Use gelo ou colheres geladas na região
Basta separar dois cubinhos pressioná-los um em cada olho por alguns minutos. Com isso, o aspecto cansado será diminuído e, no caso do inchaço por alergia, ainda trará um alívio imediato para a coceira e irritação.

A compressa de água gelada ajuda a aliviar os sintomas de fadiga ocular, como cansaço nos olhos, visão turva, aumento da sensibilidade à luz e vermelhidão, entre outros.

O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média. No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.

5 dicas práticas para diminuir o inchaço e melhorar a qualidade de vida

  • 1) Beba bastante líquido. ...
  • 2) Adote proteínas magras em sua alimentação. ...
  • 3) Inclua chás com cafeína em sua dieta. ...
  • 4) Caminhe 15 minutos por dia. ...
  • 5) Tempere com ervas para substituir o sal.

Compressa quente, ela tem um objetivo, no caso de inflamações e infecções da pálpebra de liquefazer e facilita a drenagem, por exemplo, de um terçol.

O chá verde traz grandes benefícios à visão. Pesquisadores encontraram no chá verde substâncias saudáveis, como os flavonoides, que podem penetrar nos tecidos dos olhos, podendo prevenir até mesmo doenças como o glaucoma.

Algumas opções caseiras que podem ser utilizadas para desinchar os olhos são:

  1. Rodelas de pepino. ...
  2. Compressa com água fria. ...
  3. Compressa com chá de camomila. ...
  4. Bolsa térmica em gel.

Além disso, pode ser notado desconforto ao piscar os olhos, coceira, maior sensibilidade à luz e lacrimejamento dos olhos. O que fazer: Na maioria dos casos o terçol desaparece sozinho após 3 a 5 dias sem ser necessário qualquer tipo de tratamento.

O que fazer para aliviar o inchaço nos olhos

  1. Higienize os olhos com água corrente para retirar secreções e aliviar a coceira.
  2. Não use colírios sem prescrição do oftalmologista.
  3. Faça compressas frias para reduzir os sintomas e o inchaço.
  4. Suspenda o uso de lentes de contato temporariamente.
  5. Evite coçar os olhos.

Alguns cicatrizantes naturais, como a ligadura de mel, o cataplasma de chá de calêndula ou as compressas de camomila, possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, calmantes e/ou hidratantes, que ajudam a diminuir a inflamação e estimulam a regeneração da pele, acelerando a cicatrização.

Depois de uma cirurgia alguns alimentos devem ser evitados como frituras, alimentos gordurosos, condimentos, embutidos, alimentos enlatados, carne de porco, doces, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, pois dificultam a circulação do sangue e atrasam o processo de cicatrização.

4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  • Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

“Existem várias razões que podem explicar o inchaço das pálpebras e nos olhos, tais como: infecções, lesões oculares, traumas e mais comumente alergias. As pálpebras inchadas podem ser também um sinal de um problema de saúde potencialmente mais grave, como a celulite orbitária, a doença de Graves ou o herpes ocular.

Com algodão faça compressa na região das olheiras, com os olhos fechados, e sente-se em cadeira confortável ou deite-se e relaxe até que o algodão não esteja mais gelado. (mais ou menos uns 15 minutos.)

Coloque uma bolinha de algodão ou um pouco de gaze na água aquecida (quente no limite do suportável) e coloque sobre a pálpebra. Quando esfriar um pouco, molhe novamente. Passe pequena quantidade de pomada sobre o local e não fique passando a mão para não retirar o produto. Boa recuperação!

A compressa fria com gelo é recomendada para diminuir o fluxo sanguíneo da região, ajudando a desinchar e trazer uma sensação analgésica. Já a compressa quente permite a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a tensão muscular e promovendo o relaxamento.

#1 Compressa com água gelada
Molhe duas gazes e deixe-as sobre a região por alguns minutos. Repita a operação até sentir que o inchaço diminuiu. IMPORTANTE: jamais coloque o gelo direto na pele – ele pode machucar a tão sensível região dos olhos!