O que é bom para desinchar a barriga depois do parto?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

A massagem é um item importante que ajuda a eliminar o inchaço do corpo e a retenção de líquido, pois, ativa a circulação. É o momento de criar hábitos saudáveis com relação a alimentação, mas não é indicado que faça regime. O bom é comer muitas frutas, verduras e legumes.

Ingerir líquidos
Beber água além de estimular a circulação, aumenta o volume sanguíneo e contribui com a limpeza de substâncias do corpo. Para quem não tem hábito de ingerir água, o consumo de chás pode ser uma alternativa, mas lembre-se de retirar o açúcar.

Utilize uma cinta após o parto
Uma das dicas de como eliminar a flacidez depois da gravidez é usar uma cinta modeladora. Ela ajuda os músculos do abdome a voltar à sua posição normal e os órgãos internos ficam melhores posicionados. Prefira os modelos fabricados com tecidos mais naturais e sem arames.

Use com moderação. Em alguns casos, não usar a cinta pode levar a formação de um seroma, que é o acúmulo de líquido no local da cesárea. O ideal é, se houver necessidade e conforme indicação do ou da obstetra, usar a cinta no puerpério por pouco tempo e somente depois da primeira evacuação após o parto.

Período de uso
E ainda reforça que o uso deve ser o mínimo possível, em torno de seis a oito horas diárias, e “não mais do que 20 dias depois do parto”.

As mulheres que amamentam podem fazer o uso de chá de plantas como a camomila, erva doce, erva cidreira, melissa, mas nunca como fitoterápicos.

“Não existe espaço vazio dentro da barriga”, diz Pupo. Essas alças intestinais passam a ocupar o espaço que, antes, era ocupado pelo útero estendido. Nessa região, há resíduos de comida, que fermentam e produzem gases. Isso faz com que o intestino se dilate, empurrando a parede do abdômen.

Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, pois eles são responsáveis por estimular o trânsito intestinal e aumentar o volume de fezes, facilitando a sua eliminação.

Isso inclui fontes de carboidratos saudáveis, como inhame, batata doce, arroz integral e grãos como quinoa, aveia e amaranto. O consumo de proteínas magras como frango e peixes, além do tofu, também é importante pois auxilia na saúde e manutenção dos músculos, devido ao alto teor proteico e de nutrientes como o cálcio.

Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar. É normal ficar com o intestino preso depois da cesárea? Depois do parto, a barriga fica mais flácida e o intestino mais preguiçoso.

Faça exercícios durante e depois da gestação
É muito importante manter uma rotina de exercícios durante a gravidez, tanto para evitar o ganho de peso excessivo quanto para fortalecer a musculatura pélvica e abdominal, o que facilita o parto e evita a flacidez pós gestação.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

Na hora do sono, o corpo do indivíduo permanece praticamente inerte. Assim, quase não há benefícios pelo uso da cinta. O melhor é deixar o corpo relaxar ao máximo, e vestir o acessório novamente ao acordar. Também é importante retirar a cinta para evitar problemas na respiração à noite.

1É possível usar o absorvente noturno no pós-parto, mas a frequência da troca será maior. 2As calcinhas descartáveis podem ser uma ótima opção. O tamanho deve ser escolhido de acordo com o peso, mas sempre lembrando que a mulher estará inchada.

A diástase abdominal é um problema bastante comum entre as mulheres, principalmente após o parto ou obesidade, ocorrendo a deformação do abdome pelo afastamento dos músculos reto abdominais, sendo causa de flacidez abdominal e dor lombar no período após o parto.

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

camomila

O chá de camomila é uma ótima escolha de chá para desinchar o estômago e ter mais bem-estar. Isso porque, essa erva possui propriedades que contribuem para a digestão, melhorando as sensações de “estufamento”. Sem contar que, como já sabemos, esse é um excelente chá para o relaxamento.

Além disso, tomar chá de erva-doce, de erva cidreira ou de hortelã durante o dia, também acalma a produção de gases e ajuda na sua eliminação, o que também contribui para a redução do inchaço do abdômen. A barriga inchada também pode ser sinal de gastrite, intestino irritável ou indigestão.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.