O que é bom para dermatite em cachorro?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

No geral, é recomendado o uso de shampoo para dermatite em cachorro durante todo o tratamento e, às vezes, até durante toda a vida do pet, além de cuidados específicos na secagem do pelo do cão.

Apoquel está aqui para ajudar a aliviar a coceira associada às dermatites alérgicas e controle da dermatite atópica.

A pomada CREMA 6A é um produto dermatológico do laboratório Labyes. Crema 6 A é uma pomada indicada para cachorros e gatos e prescrito pela maioria dos veterinários. Tem ação na maioria das dermatites, pois atua como antibiótico, antialérgico, anestésico e antifúngico.

Devido a sua ação antisséptica, antibacteriana e antifúngica, o Vinagre de Maçã pode ser um poderoso aliado no combate à dermatite seborreica. Mas atenção! Ele não deve ser usado sozinho, mas sim diluído em água.

Podem ser utilizados remédios receitados pelo médico veterinário como anti-histamínicos por exemplo, clemastina, difenidramina, clorfeniramina, hydroxyzine, cyproheptadine, cremes, xampus e loções que tem por objetivo eliminar a coceira do cachorro e tratamentos de imunoterapia.

Qual a Frequência Ideal para Banhar Cães com Dermatite Atópica? A frequência ideal de banhos irá variar caso a caso. De maneira geral, em casos de exacerbação dos sintomas ou de crises alérgicas, são indicados banhos pelo menos duas vezes por semana durante o primeiro mês de tratamento.

Passe o shampoo por todo o corpo do cachorro e massageie bem, de forma gentil, para produzir uma leve espuma. Esse shampoo atua por tempo de contato, portanto, deve agir pelo período indicado pelo veterinário. Para distrair o peludo enquanto o tempo passa, continue massageando-o ou faça pequenas brincadeiras.

Aumentar a umidade e hidratar
Também é interessante pensar em um hidratante para cachorro, caso o problema seja o ambiente externo. Existem alguns suplementos, como óleo de peixe, que auxiliam a reter a umidade natural da pele.

Nas formas graves da dermatite perioral ou quando não responde aos cremes tópicos, deve-se fazer um tratamento sistêmico com antibiótico oral. As drogas de escolha são doxiciclina (ou tetraciclina) e minociclina.

O cetoconazol tem demonstrado ainda atividade contra bactérias Gram-positivas. É indicado para o uso em cães e gatos, no tratamento das infecções cutâneas e sistêmicas causadas por fungos e leveduras.

Usar um xampu calmante, como aqueles com aveia ou babosa, pode trazer muito alívio para cães com coceira. Existem muitos no mercado que são projetados especificamente para pele irritada. Dependendo da condição do seu cão, o veterinário pode recomendar um shampoo medicamentoso também.

Quais são as causas da dermatite canina? Entre as principais temos alergia à picada de pulgas, alergia alimentar, infecção bacteriana, lambidas frequentes, infecção fúngica e até predisposição genética à dermatite atópica canina.

Também é importante destacar que não se pode oferecer nenhum tipo de antialérgico humano para cachorro. Mesmo que a intenção seja ajudá-lo, isso pode acabar prejudicando ainda mais a saúde do animal.

Feito o diagnóstico, o tratamento da dermatite por lambedura é definido conforme a causa do problema. Os cuidados podem envolver o uso de anti-inflamatório e antibiótico para dermatite canina. Além de antifúngico e mudanças no estilo de vida do cachorro.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.

A higiene é muito importante, mas a recuperação da barreira de proteção através de hidratação adequada é fundamental para aliviar os sintomas da dermatite atópica. Para que a hidratação seja eficaz, o produto hidratante deve conter óleos vegetais, ceramidas, ingredientes calmantes e regeneradores de pele.

Basicamente, um cachorro com alergia pode estar muito incomodado e, por isso, se lambe a todo momento para aliviar a coceira. Em casos como esse, apenas um médico veterinário pode fazer o diagnóstico para descobrir qual o tipo de alergia que o cachorro tem.