O que é bom para curar virose?

Perguntado por: iAvila . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação.

"A virose costuma ser mais branda e dura entre dois a cinco dias", explica o médico Alexandre Sakano, gastrocirurgião da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“Um quadro de virose respiratória, por exemplo, pode ter febre e dor no corpo e, para isso, tratamos com medicamentos antitérmico e analgésico.

Leite e derivados, ricos em lactose, muitas vezes acompanhados de gorduras também, são mais exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias. Quanto a outros sintomas, a virose pode trazer tosse e dor de garganta. Já a intoxicação, em casos mais graves, pode até paralisar os músculos da respiração.

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

Virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus, que nem sempre pode ser identificado. Os tipos mais comuns de viroses são causados pelos rotavírus, adenovírus, entre outros. A partir daí, surgem problemas gastrointestinais e respiratórios, respectivamente.

A transmissão das viroses é algo bastante variado, que pode ir desde o contato com animais e insetos infectados, até salivas e gotículas humanas com o vírus. Por serem doenças comuns, algumas têm até vacina para ajudar na prevenção e controle.

Os sintomas podem ser controlados através de analgésicos, antiemético como dipirona e antiespasmódicos. O soro fisiológico deverá ser bebido enquanto a pessoa ainda estiver com diarreia, a cada evacuação deve ser tomado 1 copo de sono.

Mas há, sim, alimentos que são recomendados de maneira geral para todas as pessoas para aliviar ou não agravar sintomas, como frango sem gordura, peixe (não gorduroso), carne magra, arroz branco, maçã sem casca, cenoura, batata, caldo de feijão e banana.

Geralmente, a infecção dura entre 2 e 4 dias em adultos saudáveis, mas pode chegar a 10 dias de sintomas, principalmente em crianças e bebês. Crianças são mais suscetíveis à virose porque o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, e os pequenos não possuem a mesma resistência à doença do que adultos.

Para adultos saudáveis, a maioria das viroses e intoxicações alimentares dura apenas alguns dias e não deixa sequelas.

Melancia

Melancia. Nessa missão, a melancia é uma boa aliada por ser rica em água e contribuir para a hidratação do organismo, uma vez que a diarreia causa desidratação.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

No caso da virose, no entanto, a febre costuma ser mais baixa e o quadro regride em até cinco dias. Já a intoxicação alimentar é uma situação mais grave que pode perdurar por uma semana ou mais e causar febre alta, entre outras complicações.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

O quadro de vômitos é causado por inflamação e irritação da parede do estômago, que passa a tolerar mal a presença de alimentos. Já o quadro de diarreia ocorre porque o vírus ataca as células da mucosa do intestino, principalmente do jejuno e do íleo, que correspondem aos 2/3 finais do intestino delgado.

H3N2: novo vírus influenza em circulação no país.