O que é bom para curar terçol rápido?

Perguntado por: earagao8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Geralmente pomadas cujo conteúdo tenha corticoides e antibióticos auxiliam na desinfecção da região. Em casos mais complexos, como em idosos por exemplo, o oftalmologista pode receitar antibióticos em comprimidos para uma recuperação mais efetiva.

O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.

Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.

O famoso terçol é um processo inflamatório que envolve as glândulas da pálpebra. O nosso corpo produz gordura e, quando as glândulas da pálpebra entopem ou são infectadas por uma bactéria, acaba surgindo uma lesão, mais conhecida como terçol.

Uma massagem suave, com as mãos limpas ou com a compressa quente / pano quente que você está usando, às vezes pode ajudar a aliviar a dor de um terçol. A massagem também pode ajudar a promover a drenagem do terçol.

Mas, mesmo em casos onde a gente tenha o terçol, a compressa fria pode ser importante, se não houver a possibilidade da drenagem. Porque a compressa quente, ela causa edema de pálpebra, a compressa fria diminui o edema de pálpebra. Outra situação que compressa fria é bastante interessante é em casos de conjuntivite.

Cylocort é indicado para o tratamento de infecções oculares causadas por micro-organismos susceptíveis e quando for necessária a ação anti-inflamatória da dexametasona.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

Recomende ao paciente que faça compressas com água filtrada morna ou soro fisiológico várias vezes ao dia, deixando sobre o olho de 10 a 15 minutos, para que a secreção seja drenada espontaneamente. Reforce que não se deve furar ou espremer o terçol, bem como não utilizar colírios sem consultar um médico.

Mito. Na verdade, a pessoa com terçol pode ficar mais sensível à luz. Por isso, pode se sentir desconfortável com a claridade. Para melhorar esse sintoma, basta sair com óculos escuros.

Cuidados do Terçol
Por esse motivo, é importante começar com a higiene e aplicar uma pomada oftálmica antibiótica especial. Não utilize cosméticos na pálpebra durante o tratamento do terçol, evite a maquiagem e deixe de usar as lentes de contato no olho afetado.

Geralmente, o terçol aparece mais próximo aos cílios, na borda da pálpebra, e apresenta vermelhidão, inchaço e incômodo mais acentuados que o calázio. A evolução do problema, no entanto, é semelhante nas duas doenças.

O terçol normalmente amadurece e estoura em um período de quatro a cinco dias, desaparecendo sozinho em até duas semanas. Se não tratado adequadamente, ele pode reaparecer.

Quem tem terçol pode trabalhar? O paciente com terçol não precisa se afastar de suas atividades diárias, salvo raras exceções, na qual apresente sintomas sistêmicos que o incapacite, como febre alta ou dor local de grande intensidade e acometimento .

Evite tocar no local afetado
Devido à semelhança do terçol com uma espinha, também é comum que se queira espremê-lo, porém, fazer isso pode causar feridas e cicatrizes irreversíveis, além de favorecer infecções.

Não, terçol ou hordéolo não é contagioso! Mas esse tipo de lesão pode incomodar muito o paciente, pois torna a pálpebra bastante dolorida. Ao menor sinal de edema, vermelhidão e dor nesta região procure seu oftalmologista!