O que é bom para curar espinhela caída?

Perguntado por: izagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quando é constatada que a pessoa está acometida de "espinhela caída", a mesma deve geralmente procurar uma rezadeira ou ficar de pés juntos e levantar os braços com as mãos unidas a cima da cabeça o máximo que puder, descendo os braços vagarosamente, durante três dias, tomar pela manhã gelada e manter repouso, não ...

O ato de benzer
Tudo começa pelas costas, depois pela frente e alto da cabeça, sempre com as mãos estendidas ou fazendo o sinal da cruz. É muito comum o benzimento ser acompanhado de uma oração.

À hora do dia também interfere, pois segundo eles, devem benzer “enquanto os raios do sol estão de fora. De noite não pode benzer”.

Quem for benzer deve fazer o sinal da cruz sobre o doente utilizando um ramo verde. Em seguida deve rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e a seguinte prece: "Pai eterno, senhor misericordioso e justo. Pela encarnação, nascimento, vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O benzimento é costume antigo e está no dicionário. Benzer vem do latim bene dicere, que significa bem dizer. Dizer bem de alguém e fazer o bem. Quem explica sua origem é o antropólogo João Baptista Borges Pereira.

Ofício de leituras: tradicionalmente conhecido também como Vigílias, – pois não há um horário estipulado para sua recitação-, preferencialmente se reza antes do nascer do sol, conforme diz o Livro de Salmos. E, também, a exemplo de Jesus que se retirava no meio da noite para orar (Lc 6, 12ss).

Segundo Calheiros (2017) dentre as doenças corriqueiras nas quais as benzedeiras são consideradas especialistas estão: espinhela caída, mau olhado, ventre virado, cobreiro, benzimento de crianças, dor de cabeça, moleza no corpo entre outros.

O trabalho das benzedeiras começa com uma roda, onde fazem uma oração entre elas. Em seguida, organizam outro grande círculo, desta vez com os presentes, quando fazem a leitura de um texto e explicam a dinâmica do benzimento. Elas ficam na unidade por duas horas, no final da manhã ou da tarde.

O benzedor, sempre benzendo em cruz, reza: “Cristo nasceu, Cristo ressuscitou/ emendai esta carne, este nervo,/ esse osso que aqui quebrou”. Há vários outros males no mundo mágico das benzeções.

Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (benzer)
(nome da pessoa) tu tens quebranto, dois te puseram, três hão de tirar. De onde este mal veio para lá torne a voltar. Em nome das três pessoas da Santíssima Trindade (benzer) que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Benzimento com tesoura para cortar males do corpo
Você vai precisar de: Uma tesoura. E enquanto benze, vai simulando cortes a uma distância de 10 cm do corpo da pessoa, como se estivesse benzendo a sombra da pessoa.

São diversos os sintomas de quem é vítima do quebranto: olhos lacrimejantes, moleza por todo o corpo, tristeza, bocejar constante, espirros repetidos, inapetência. No caso dos animais, ficam tristes, parados e encorujados.

Existem duas plantas bem comuns usados pelas benzedeiras, a arruda (Ruta graveolens L.) e o incenso (Tetradenia riparia Hochst.), pois elas servem para afastar o mal do ambiente.

O ritual de benzeção realizado tanto na Umbanda, quanto pelas benzedeiras e benzedores, traz a cura como o realinhamento entre o espírito e o corpo físico, desse modo, como se fundamenta o conceito de saúde-doença, para os rituais do benzimento?

São Sebastião

São Sebastião, que tanto sofrestes em vosso suplício, sois o protetor da humanidade, o preservador da saúde, o médico que cura as feridas do corpo e da alma.

São Gonçalo de Amarante

10 de janeiro – São Gonçalo de Amarante, presbítero. É o Santo protetor dos ossos e Santo casamenteiro, graças a tradição de que quem toca em seu túmulo tem a bênção de ter um casamento feliz e próspero.

4 - Fala: Vento virado igual você entrou, você vai sair, do vento você passou para pele, da pele você passou para carne, da carne você passou para o sangue, do sangue você passou para o osso, do osso você vai voltar para trás. Deve-se repetir por três vezes até sair pela pele. Joga-se os raminhos no sol quente.

Mas o benzimento a distância funciona mesmo? Segundo ela, é necessário apenas que seja criada uma lembrança sobre o benzido por meio de uma fotografia, uma peça de roupa ou uma palavra ao telefone.