O que é bom para curar diarreia rápido?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Como acabar com a diarreia: 6 dicas caseiras

  1. Beba muita água e líquidos.
  2. Consuma alimentos leves e de fácil digestão.
  3. Use probióticos.
  4. Evite medicamentos antidiarreicos, a menos que prescritos por um médico.
  5. Descanse e evite atividades extenuantes.

- limão. Ferver um litro de água e deixar arrefecer, juntar o sumo de um limão, duas colheres de sopa rasas de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de sal. Durante a diarreia como já referimos é fundamental o aumento do consumo de líquidos, por isso as sopas são uma ótima opção.

Se tiver diarreia, pode beber água sem gás, chá preto ou chá gastrointestinal. Erva-doce e alcaravia ajudam na flatulência, camomila e hortelã-pimenta têm um efeito relaxante e a camomila também é anti-inflamatória. Quem não quiser tomar chá pode tomar os efeitos curativos das plantas medicinais na forma de gotas.

Durante uma crise de diarreia, pode ser que o médico indique remédios como a loperamida, que atua reduzindo os movimentos peristálticos, aqueles que fazem que o alimento siga o "caminho certo" da digestão, desde o esôfago até o intestino.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

É o caso do pão integral, cascas de frutas grossas e vegetais crus. Por serem fibras insolúveis, aumentam a movimentação intestinal e aceleram a velocidade de formação do bolo fecal, o que pode intensificar o quadro de diarreia. Leites e derivados também costumam agravar os sintomas da diarreia.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

– Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

camomila

Tanto a camomila como as folhas de goiabeira possuem propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino ajudando a reter a fezes por mais tempo e por isso podem ser utilizadas em caso de diarreia que já dura mais de 3 dias e sob orientação médica.

O Buscopan, por exemplo, pode ser recomendado pelo médico para que o paciente tome se sentir dor abdominal durante o tratamento. Porém, outros medicamentos, como anti-inflamatório, antidiarreico e antienjoo, podem ser recomendados para acabar com outros sintomas gerados pelos quadros acima como diarreia, febre e enjoo.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.

Imosec ou Floratil? O Floratil é usado para repor a flora intestinal, enquanto o Imosec é indicado para inibir o peristaltismo. Converse com seu médico para verificar qual deles é o mais indicado para o seu caso ou se podem ser usados em conjunto.

Ciprofloxacino: 500 mg de 12/12h, via oral, por 3 dias. Orientar o paciente ou acompanhante para administrar líquidos e manter a alimentação habitual, caso o tratamento seja realizado no domicílio. Reavaliar o paciente após 2 dias.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

Diarreia aquosa como principal manifestação
Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa. Além da diarreia, pode haver também febre baixa, geralmente menor que 38ºC.

A diarreia é uma defesa do corpo para eliminar vírus, bactérias ou parasitas, os três principais causadores da doença. Junto com esses micro-organismos, saem água, sais minerais e outros nutrientes, além das fezes, que se tornam mais líquidas e intensas.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

Alimentos açucarados são muito conhecidos por causar constipação intestinal, consequentemente o ressecamento nas fezes. Isso porque o açúcar e a gordura, dois ingredientes muito presentes em doces, são de difícil digestão, o que pode impactar diretamente o trânsito intestinal, tornando-o mais lento.

Limpeza e saúde intestinal
A água com limão é capaz de melhorar a atividade intestinal, assim tornando mais eficaz a eliminação de resíduos e substâncias inúteis ao organismo. Além disso, ajuda na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B.