O que é bom para curar boqueira?

Perguntado por: esiqueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A composição do creme vai depender da presença de fungos e bactérias. Em caso de fungos, pomadas com nistatina, miconazol ou clotrimazol são alguns exemplos. Em caso da presença de bactérias, a mupirocina é uma pomada muito utilizada.

Pode estar relacionada a diversos fatores: agentes infecciosos, doenças dermatológicas, deficiência nutricional, imunodeficiência, excesso de salivação ou fatores mecânicos. Nas crianças, mais comumente, é causada por excesso de salivação e/ou uso de chupeta.

Marcada pela presença de uma ferida no canto da boca, a queilite angular é um problema que ocorre geralmente por conta de infecções fúngicas/bacterianas ou pelo ressecamento dos lábios. Também conhecida como “boqueira”, esse tipo de lesão costuma ser bastante incômoda e pode progredir para quadros mais graves.

Cubos de gelo.
Este método é um clássico para se 'livrar' do herpes. Aplique um cubo de gelo no herpes, deixe-o derreter completamente e repita o processo a cada 10 ou 15 minutos - ou no máximo de hora em hora, dependendo da gravidade. O gelo vai reduzir a vermelhidão e o inchaço e ainda vai aliviar a dor.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca, que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

Deficiência de vitaminas e mineiras: A falta de vitaminas do complexo B e ferro, por exemplo, abaixa a imunidade, deixando mais propenso o surgimento de feridas e proliferação de germes.

O tratamento da boqueira com pomadas é geralmente feito por 1 a 3 semanas.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Mas, afinal, qual é o mais adequado para a proteção labial? A dermatologista Márcia Donadussi esclarece que a base da manteiga de cacau é o óleo, e, por isso, age como uma proteção mecânica para os lábios, já que forma um filme sobre a pele e, assim, diminui a evaporação da água e a agressão do vento.

Além disso, o Aciclovir em formato de creme não é recomendado a sua aplicação em mucosas, como olhos e boca.

As lesões bucais podem ser provocadas por aftas, impactos fortes, irritações ou até por infecções, virais ou bacterianas. Um exemplo de infecção viral comum entre as pessoas é a herpes labial, surgem pequenas bolhas na região dos lábios que causam dor e ardência.

No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva. O método mais correto de aplica é diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Ciflogex age como antiinflamatório tópico e analgésico local, indicado no tratamento local de processos inflamatórios na boca e garganta. Ciflogex age como antiinflamatório tópico e analgésico local, indicado no tratamento local de processos inflamatórios na boca e garganta.

O Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas e nas queimaduras de pele.

Sabe aquela ferida na boca que não cicatriza de jeito nenhum? É melhor tomar cuidado. Pode ser que este machucado incurável seja mais perigoso que uma simples gengivite e indique uma doença mais grave. Isso porque muitas doenças sistêmicas, que envolvem vários órgãos, podem dar seus primeiros sinais na boca.

Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.

O lip balm, conforme a dermatologista, é o produto mais adequado para hidratar, regenerar e prevenir o ressecamento - alguns podem conter fatores de proteção solar (FPS) e substâncias benéficas labiais como manteiga de karité, ceramidas, glicerina de soja, ácido hialurônico, dexpantenol e vitamina E.