O que é bom para curar a tosse seca?

Perguntado por: aescobar8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Dito isso, confira sete dicas de como aliviar a tosse seca e acalmar sua garganta:

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

Beber água ou chá antes de dormir
Tomar um gole de água em temperatura ambiente ou tomar um gole de chá morno antes de deitar, pode ser uma boa forma de aliviar e evitar a tosse seca noturna. Isso vai manter a garganta mais hidratada, o que ajuda a acalmar a tosse.

Gripes, resfriados e alergias são os motivos mais comuns da tosse seca persistente em adultos, apesar de serem patologias diferentes.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

TOSSE SECA NOTURNA
Isso acontece quando, ao ficarmos por longos períodos em locais fechados por muito tempo, o ar muda e acaba se tornando mais seco e, por conta disso, a garganta começa ficar mais irritada, provocando a tosse.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

Casos de tosse seca persistente por mais de uma semana merecem mais atenção, especialmente se o paciente tiver asma, bronquite, rinite ou qualquer outra doença respiratória crônica. Ela pode significar uma piora do quadro e a necessidade de tomar medicamentos anti-histamínicos ou corticoides.

Como administrar? Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

Além das gripes e resfriados, também pode estar relacionada a outras questões pulmonares e respiratórias, como bronquite, rinite, asma, pneumonia, ou ainda a doença do refluxo gastroesofágico (também conhecida como refluxo ácido). Na maioria dos casos, o sintoma não é motivo de preocupação.

Além da loratadina, outros antialérgicos para tosse são a cetirizina e a fexofenadina, mas outros medicamentos também podem ser recomendados, como é o caso do dextrometorfano (supressor da tosse), da codeína (supressor da tosse - requer prescrição médica), da acetilcisteína (mucolítico) e da guaifenesina (expectorante) ...

Com catarro é pior ou seca? Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19.

Quando devo me preocupar? Em muitos casos, a tosse seca acontece somente para expulsar alguma partícula da garganta. Porém, quando ela persiste por mais de 3 semanas e vem associada com outros sintomas, deve-se procurar um médico. Veja abaixo algumas doenças graves que podem ser a causa da tosse.

Sua principal característica é a ausência de catarro, mas também podemos classificar os tipos de tosse seca de acordo com a duração do sintoma, da seguinte forma: até três semanas: tosse seca aguda; entre três e oito semanas: tosse seca subaguda; acima de oito semanas: tosse seca crônica.

Chá de canela, cravo-da-índia e limão
A canela e o cravo possuem propriedade bactericida e ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pela tosse. Além disso, o limão e o mel contém propriedades expectorantes, ajudando a fortalecer o sistema imune devido à presença de vitamina C em sua composição.

O xarope para tosse 44E de Vick contém um antitússico que ajuda a controlar a tosse (bromidrato de dextrometorfano) e um expectorante (guaifenesina) que ajuda a expulsar o catarro. Além disso, tem uma fórmula mucoadhesiva única que reveste a garganta e alivia a tosse em 15 minutos.