O que é bom para comer depois do treino?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

“Nessa hora, é muito importante consumir proteínas, de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos e laticínios, ou vegetal, principalmente grãos, como feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha”, indica Wesley Silva Ferreira, nutricionista do Smart Fit Nutri.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

É bom comer ovo antes do treino? O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.

Não esqueça do pão integral com ovo
Existem outras receitas que potencializam seus resultados e auxiliam o seu corpo durante o pós-treino, como o pão integral com ovo. Nessa combinação, a farinha integral oferece fibras e o ovo garante o consumo de proteínas.

Os mais indicado alimentos pós-treino são cereais, leguminosas, tubérculos, frutas e carnes. Essas comidas contam com maior concentração desses nutrientes e não podem faltar no cardápio de dia inteiro!

Ovo. Provavelmente você conhece alguém ou já viu pessoas que fazem academia ingerirem uma alta quantidade de ovos cozidos. Eles são um dos principais alimentos para ganhar massa muscular. Isso acontece, pois são uma grande fonte de proteínas, ferro e vitaminas, além de ter fácil preparo.

Uma boa refeição pós-treino, segundo o nutricionista César Grosso, da CNutre Nutrição Inteligente, deve ter de 3 a 4 partes de carboidrato (arroz, macarrão, batata) para uma parte de proteína (um bife de carne, um filé de frango ou um peixe).

damasco

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

Em uma revisão de estudos, pesquisadores destacam que o leite, especialmente o desnatado (sem gordura), pode ser usado tanto por atletas quanto por praticantes amadores. E boa parte dos benefícios foi observada após os treinos de força ou de longa duração (os chamados endurance).

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

1- Leite. Apesar do leite ser uma boa fonte de proteína e ser muito consumido pelos praticantes de atividade física, é um alimento de digestão lenta que pode causar desconforto gástrico se consumido antes do treino. Em alguns casos, pode até causar sono e enjoo.

Café pré treino é uma ótima opção para quem quer ter mais energia durante a musculação ou diferentes práticas esportivas. De acordo com Carolina, a cafeína ajuda a melhorar a produção de energia no organismo em pouco tempo e garante disposição durante o exercício físico.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

No pós-treino
Thiago explica que um bom horário para comer o pãozinho é depois da atividade física. Desse modo, você já vai ter queimado as calorias equivalentes e garante a reposição de energia.

Conforme informa Bettina sobre as refeições pós-treino a noite, nesse momento é importante dar preferência a proteínas de alto valor biológico e carboidratos de fácil digestão. Isso justamente viabilizando uma boa noite de sono e descanso.

Alimentos que roubam energia do nosso corpo

  • Carboidratos refinados. Pães, massas e bolos preparados com farinha branca proporcionam um pico de energia ao corpo causado pela transformação do carboidrato em glicose. ...
  • Frituras. ...
  • Doces. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos com alto teor de sódio.