O que é bom para cólica de rins remédio caseiro?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

4 plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

  • 1.1 Quebra-pedra.
  • 1.2 Chá de Java.
  • 1.3 Cominho preto.
  • 1.4 Chá verde.

O chá de quebra-pedra pode ser utilizado no combate à cólica renal e para ajudar a eliminar pedras no rim. Deve-se ingerir 1 litro do chá por dia por no máximo 2 semanas. O ideal é que o chá seja tomado sem açúcar, pois o composto pode alterar as propriedades medicinais da planta.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

A cólica renal é um tipo de dor que acontece quando os cálculos (também chamados de pedras) bloqueiam partes do trato urinário como rins, ureteres, bexiga ou uretra1. Uma pessoa pode ter cálculos renais em qualquer lugar do sistema urinário, apesar de ser comum dizer que alguém tem ou está com pedras nos rins.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

Algo que pode ajudar a fazer isso é incorporar o suco para limpar os rins na rotina. A preparação conta com ingredientes como salsinha, abacaxi e gengibre. Além disso, você vai necessitar de água e de maçã, fruta que aparece para deixar o suco mais docinho.

Sempre tentamos evitar uso de antiinflamatórios em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador, mas isso não é contra indicação absoluta. O uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona costuma ser utilizado, assim como descongestionante nasal.

Sim, é possível eliminar pedras nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?

  1. Beba mais água.
  2. Consuma sucos cítricos.
  3. Pratique exercícios físicos regularmente.
  4. Consuma fibras diariamente.

Sintomas de problemas nos rins

  • dor ao urinar;
  • vontade de fazer xixi frequentemente;
  • febre;
  • mudança na coloração da urina: laranja, vermelha, marrom ou preta;
  • náuseas e vômitos;
  • cheiro forte na urina.

3 bebidas naturais que ajudam a prevenir as pedras nos rins

  • Suco de limão e vinagre de maçã. Essa combinação alcalina auxilia na purificação do sangue e na dissolução de pedras nos rins. ...
  • Chá de salsa. A salsa é um eficiente digestivo natural. ...
  • Suco de melancia.

A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar.

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

As cólicas renais, com picos de dor intensa, são sintomas de pedras nos rins bastante comuns. A dor pode surgir repentinamente, como citamos acima, na região lombar e abdominal, mas, em alguns casos, os homens podem sentir essa dor irradiar para os testículos e as mulheres, para a vagina.