O que é bom para clarear a gengiva?

Perguntado por: smeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O peeling gengival é um procedimento que permite clarear gengivas escuras pela remoção cirúrgica das manchas de aspecto marrom acinzentado, comuns em pessoas de descendência negra ou asiática e também em fumantes.

Evitando o problema. Além de escovar seus dentes corretamente, o ideal é evitar hábitos que prejudicam sua saúde bucal sejam evitados. A limpeza periódica e check-up semestral precisam ser feitos para checar a condição de sua gengiva e dentição.

Manchas de melanina
Em alguns casos, pessoas de pele branca também podem ter a gengiva mais escura, afinal, somos um povo miscigenado e temos características de várias etnias. Caso incomode o paciente, porém, pode ser removida por meio de laser, repigmentação ou plástica.

As cirurgias plásticas gengivais são utilizadas para mudar a cor de gengivas muito escuras, aumentar a faixa de tecido gengival, cobrir raízes dentárias expostas, diminuir a discrepância que acontece no sorriso gengival etc. As aplicações são várias, podendo ser restritas a um único dente ou abranger todo o sorriso.

Os valores variam entre R$ 400,00 e R$ 2.500,00. Mas a técnica a ser empregada não deve ser uma escolha do paciente. Ela deve ser recomendada pelo dentista, que avaliará o caso e depois indicará o tratamento mais eficaz, que vai depender do histórico do paciente, da coloração e de sua expectativa.

A Despigmentação Gengival é um ótimo tratamento para corrigir as gengivas escuras e deixá-las rosadas novamente. A zona de cor escura muitas vezes pode ser removida através deste procedimento indolor que revela o tecido de cor rosa por baixo. Após o processo de cicatrização a gengiva de cor mais clara permanece.

A gengivite e a periodontite, por exemplo, são algumas das principais doenças que resultam no escurecimento do tecido mucoso. Além disso, o contato com prótese dentária fixa é outro fator que resulta na gengiva escura.

A quantidade de melanina na gengiva é maior em pessoas de pele preta, ocasionando a pigmentação escura na região. Porém, essa é uma condição natural e não apresenta qualquer risco à saúde do paciente. Em casos mais raros, pessoas de pele branca também podem ter essa pigmentação natural na gengiva.

Géis clareadores podem provocar até sangramento se em contato com a gengiva. Quando o assunto é o clareamento dental caseiro, a responsabilidade do paciente aumenta consideravelmente. Isto porque ele é quem aplicará o gel nas molheiras e controlará o tempo do procedimento.

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.

Caso a gengiva esteja com uma cor roxa, é um sinal de periodontite, uma doença bucal séria que afeta as camadas mais profundas da região gengival. É preciso ressaltar que a coloração normal da gengiva é rosada, com predominância de uma cor mais clara.

Enxaguante bucal é um grande aliado na remoção da placa bacteriana. Para uma prevenção diária contra a placa bacteriana, o enxaguante antimicrobiano é um excelente aliado. Sílvia explica: “Após escovar os dentes e usar o fio dental, um bom enxaguante ajuda na desinfecção bucal.

Manter uma escovação completa, sempre após as refeições, ao acordar e antes de dormir, incluindo a limpeza das gengivas, céu da boca e língua, é um passo fundamental para combater a prevenção. Quando diagnosticada, a gengivite é tratada com a remoção das placas bacterianas e do tártaro (raspagem).

A retratação pode ser tratada por meio de plásticas gengivais, fazendo enxertos no local onde falta tecido. Além disso, pode ser utilizada uma lente ou faceta para proteger a raiz do dente, evitando contato com o meio externo. Em alguns casos, uma proteção com aplicação de resina pode ajudar.

Uma boa maneira de contornar esses quadros é através da escovação. Mas para que cumpra seu papel, ela deve ser feita sem força ou pressa. O segredo está no jeito e no uso das ferramentas adequadas, como uma escova de cerdas macias e um creme dental especial para combater problemas gengivais.

  • 7 Marcas de Clareamento Dental – Produto Gel Clareador. rgo. ...
  • Whiteness Perfect FGM. ...
  • Power Bleaching BM4 – Marcas de Clareamento Dental. ...
  • Potenza Bianco – PHS. ...
  • Pola Office – Marca de Clareamento Dental da SDI. ...
  • Opalescence® Marca de Clareamento Dental da Ultradent. ...
  • Total Blanc da DFL. ...
  • Whitegold (Office e Home) – DENTSPLY SIRONA.

O Creme Dental Kin Branqueador é indicado para o cuidado dos dentes. O produto previne a formação de tártaro, cárie e placa bacteriana, protege dentes e gengivas, além de deixar os dentes mais brancos e promover a sensação de refrescância e bom hálito.

Bicarbonato de sódio e vinagre: dissolva o bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e algumas gotas de vinagre branco na água. Mergulhe a escova de dente na mistura e em seguida, escove suavemente por 2 minutos. Logo depois, lave a escova de dente com água e escove os dentes com pasta de dente normal.