O que é bom para cicatrizar feridas em gatos?

Perguntado por: agois . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

após limpar todo o ferimento, utilize uma gaze umedecida com iodo diluído (nove partes de água para uma de iodo, observe que o líquido ficará amarelo). Nunca use no gato iodo puro, pois o pH do felino é bem diferente do existente no ser humano; repita esse curativo por, pelo menos, uma vez ao dia, durante uma semana.

Se o gato ficar lambendo a medicação, pode causar uma intoxicação, e também a lambedura retarda a cicatrização e ainda pode infeccionar as feridas.

DÉXIUM, à base de dexametasona, é indicado para cães e gatos, na terapêutica de urgência, quando necessitam de uma ação anti-inflamatória e antialérgica rápida e intensa. ELO-XICAM, à base de meloxicam, é indicado em processos inflamatórios dos cães e gatos, nas patologias dolorosas agudas e crônicas.

Pode ser utilizado rifocina spray (encontra-se a venda em farmácias), pomada alantol (encontra-se a venda em agropecuárias) ou pomada de ungüento (encontra-se a venda em...). Não se deve fazer curativo no local da cirurgia (gaze ou faixa). O Iodo pode ser utilizado, mas não é recomendado para machos.

Rifocina é um medicamento antibacteriano e é utilizado para evitar a proliferação de bactérias e para auxiliar a cicatrização de lesões na pele.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

2) Fechamento primário: Este tipo de fechamento ocorre 2 a 5 dias após a lesão, antes da formação do tecido de granulação. O processo pode ser usado para fechar feridas contaminadas. 3) Fechamento secundário: Esse tipo de fechamento ocorre pelo menos 5 dias após a lesão e após a formação do tecido de granulação.

benzocaína (anestésico em forma de spray ou pomada) — estimula o sistema nervoso central, causando tremores, convulsões e parada respiratória; demais anti-inflamatórios — todos os anti-inflamatórios de uso humano são perigosos para os pets.

amoxicilina

No mundo veterinário, há uma grande variedade de medicamentos que podem ser utilizados para combater infecções bacterianas. Entre os mais comuns, encontramos a amoxicilina. Assim, podemos dizer que sim, é permitido administrar amoxicilina em gatos.

Sept Clean é um antisséptico indicado para banhos pré-cirúrgicos auxiliando na redução de contaminação, limpeza de regiões contaminadas, tratamento de piodermites e outras dermatoses sensíveis ao clorexidine em Cães e Gatos.

Rifocina Spray deve ser aplicado dentro de cavidade ou para lavagem de cavidade após aspiração do conteúdo purulento (pus), e possibilidade de limpeza com solução salina. Para aplicação externa (para lesões, feridas ou furúnculos) ou para preparação de curativos ou compressas.

Entre os antibióticos para gatos mais usados, podemos encontrar:

  1. Amoxicilina. Indicado para combater infecções respiratórias, urinárias, de ouvido e dermatites.
  2. Doxiciclina. ...
  3. Metrozinadazol. ...
  4. Enrofloxacina. ...
  5. Clindamicina.

A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.

Para que serve: Cutisanol Pó tem na sua fórmula três substâncias que agem formando uma fina camada sobre a pele, evitando ou diminuindo a formação de processos irritativos.

Para que serve Rifocina Spray
Este medicamento é destinado ao tratamento tópico das infecções de superfície, causadas por microrganismos sensíveis à rifamicina.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.