O que é bom para caspa nos cílios?

Perguntado por: vmendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Compressas de água quente ajudam a evitar o entupimento das glândulas sebáceas. Nos casos mais graves de blefarite, são prescritos antibióticos tópicos (pomadas ou colírios) ou oralmente.

A infecção ou inflamação da borda palpebral, na região onde os cílios emergem, pode levar à formação de pequenas caspas.

Tratamento natural para a blefarite
O calor local ajuda a remover as crostas e as secreções gordurosas através das compressas humedecidas em água quente, colocada sobre a pálpebra várias vezes ao dia, durante 3 minutos e 2 vezes por dia.

Como acabar com a caspa com bicarbonato
O bicarbonato pode ser usado no shampoo para acabar com a caspa, para isso, basta acrescentar 1 colher de café na quantidade que você usa para lavar os cabelos. Lembre-se de massagear com suavidade e deixe agir por cerca de 5 minutos, enxágue em seguida.

Blefarite é um tipo de inflamação nas pálpebras. O problema não é contagioso e acomete com mais frequência pessoas com pele oleosa ou com os olhos secos. As causas da Blefarite estão relacionadas com o excesso de gordura na região das pálpebras.

Para tratar a blefarite ulcerativa causada por bactéria, um médico pode receitar uma pomada ou colírio com antibiótico, como bacitracina mais polimixina B, gentamicina, eritromicina ou sulfacetamida, ou um antibiótico oral (como a doxiciclina).

Quando tratada, a blefarite pode levar entre 1 a 2 meses para ser curada completamente. Sendo que casos específicos, como quadros em que há outras doenças relacionadas, são os que representam mais tempo de cura da doença.

A higiene pode ser feita com shampoo neutro diluído, de preferência com produtos para bebês. “O ideal é usar a espuma e limpar a região com uma gaze”, diz Luciene. Ao fazer a limpeza, é importante não deixar o sabão cair no interior dos olhos.

A blefarite predispõe ao surgimento de cílios invertidos, que podem machucar a córnea. Há fatores que pioram a blefarite, tais como: frio ou calor excessivo, ingestão de alimentos gordurosos, “stress” físico ou emocional, cosméticos.

Cylocort é indicado em casos de blefarites (inflamação das pálpebras), blefaroconjuntivites (inflamação conjunta das pálpebras e da conjuntiva) e conjuntivites causadas por germes sensíveis, incluindo Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pneumoniae.

A blefarite não tem cura, mas tem controle. Hoje, uma das maneiras de tratar a doença é a luz intensa pulsada que leva à remissão dos sintomas por tempo prolongado. O funcionamento da luz intensa pulsada está ligado ao seu efeito térmico, ou seja, o calor “amolece” o sebo e desobstrui as glândulas de Meibômio.

A boa notícia é que para evitar a doença basta realizar uma correta higiene ocular, o que para a maioria da população significa apenas lavar o rosto diariamente e manter os olhos limpos. Essa limpeza deve ser feita com produtos específicos e indicados pelo seu médico Oftalmologista.

Embora o soro fisiológico seja um produto seguro e eficiente em muitas situações, como para limpar feridas e lavar as narinas, ele não é indicado para ser aplicado diretamente nos olhos. A composição do soro fisiológico possui uma alta concentração de sódio, o que pode irritar ainda mais os olhos e causar desconforto.

O vinagre branco previne a coceira e elimina a caspa
Tudo o que você vai precisar é de duas canecas de água e meia caneca de vinagre. Massageie essa mistura no couro cabeludo, deixe agir por cinco minutos e enxágue. Lave com shampoo para finalizar.

Qual vinagre é bom para caspa? Neste tipo de situação, o vinagre de maçã é o mais indicado devido à sua possibilidade de equilibrar a pele. O vinagre de sidra é um ácido forte e as pessoas o utilizam no cabelo e couro cabeludo na tentativa de equilibrar o pH do couro cabeludo.

“Os medicamentos voltados para o tratamento contra a caspa atuam na formação de crostas, nos fungos associados e na inflamação local. Nesse sentido, podemos citar os shampoos com ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos, além de corticóides tópicos”, conclui a dermatologista.

Se não for tratada, a inflamação pode evoluir, causando complicações como: Lesões palpebrais. Formação de hordéolos (“terçol”) e calázios. Olho seco.

O que é blefarite? Blefarite é a inflamação nas pálpebras que afeta as bordas dos olhos e os folículos dos cílios. Quando a doença aparece uma vez e vai embora, chama-se de blefarite aguda, é apenas um caso isolado. Já a crônica, trata-se de um tipo da doença sem cura, ou seja, é resistente aos tratamentos.

Esse tipo de blefarite afeta a região da base dos cílios e normalmente ocorre devido a uma reação inflamatória causada por bactérias desta região (blefarite estafilocócica) ou por um aumento da oleosidade local (blefarite seborreica).