O que é bom para cáseos amigdalianos?

Perguntado por: eazambuja3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Tratamento. Na maioria das vezes, os cáseos amigdalianos não necessitam de tratamento específico, apenas quando há grande desconforto ou mau hálito associado. Geralmente o tratamento é clínico através da higiene local e uso de gargarejos com soluções salinas e anti-sépticas .

Água morna e sal
A simples atividade de enxague com água morna e sal é um tratamento eficaz para muitos casos. Misture 250 ml de água morna com uma colher de sopa cheia de sal e faça o enxágue por, em média, 20 minutos.

“Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma.

Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

O que fazer se você tiver cáseos amigdalianos
A notícia ainda melhor é que você pode impedir que eles ocorram. Escovar os dentes regularmente removerá os restos de comida, bactérias e outros detritos da sua boca antes que eles tenham a chance de ficar presos nas amígdalas.

Uma das causas de halitose são os caseum (aquelas massinhas amareladas com mau cheiro), que se acumulam dentro das amígdalas. Nessa situação a cirurgia está bem indicada.

É importante ressaltar que existem alguns riscos na cirurgia de amígdalas. É verdade que os riscos de alta complexidade são extremamente raros, mas complicações como dor no pós-operatório e desconforto para engolir são frequentes. Além de ser uma cirurgia com anestesia geral, o risco mais preocupante é o sangramento.

A remoção das amígdalas gera um trauma local, que leva a diferentes níveis de inchaço (edema) da garganta. Dependendo da anatomia de cada um. pode haver alguma obstrução nos primeiros dias após a cirurgia, gerando sensação de falta de ar.

Para retiradas das amígdalas, o paciente deve ser diagnosticado com amigdalites de repetição, ou seja, a criança ou o adulto apresenta infecções bacterianas recorrentes nas amígdalas, sendo necessário o uso de múltiplos antibióticos ao longo do ano.

Pode-se tentar evitar a formação do caseum com o enxague da boca e gargarejos, mesmo com água, após as refeições, além do correto tratamento do refluxo gastroesofágico. A correção da respiração oral também é de grande importância em pacientes que a apresentam como causa do problema.

Como tratar esse bolo na garganta? O médico pode prescrever remédios que reduzem a secreção de ácido no estômago, como pantoprazol, omeprazol...

É o chamado edema de glote, caracterizado pelo fechamento da glote, uma das estruturas da faringe. Nestes quadros, o paciente deve ser atendido rapidamente por um médico e, posteriormente, investigar qual elemento foi responsável pela reação.

O otorrinolaringologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.