O que é bom para baixar o PSA?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Em geral, um PSA maior que 4 ng/ml é considerado alto, e o seu médico urologista deverá solicitar a repetição do exame e a realização de exames complementares conforme sua idade e quadro clínico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os alimentos ricos em gorduras saturadas e zinco favorecem o crescimento da próstata. Por isso, devem ser evitados.
...
Entre os principais, estão:

  • carnes com muita gordura;
  • manteiga;
  • laticínios;
  • alimentos ultraprocessados;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • castanhas e.
  • ostras cruas.

Quais doenças podem aumentar o nível de PSA (Antígeno Prostático Específico)? Além do próprio câncer de próstata, outras condições não cancerosas também podem aumentar o nível de PSA, por exemplo, a hiperplasia prostática benigna. Conforme o homem envelhece, a próstata tende a aumentar de tamanho.

Alimentos à base de licopeno, pigmento avermelhado presentes em vegetais e frutas como goiaba, tomate, melancia, rabanete, colaboram para a prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares, atua como poderoso antioxidante, ou seja, neutraliza radicais livres, agentes produzidos em excesso pelo nosso corpo que ...

Os tomates são reconhecidos inimigos do câncer de próstata e seus benefícios são bastante difundidos pela mídia e por campanhas de conscientização, como o novembro azul. Isso acontece porque ele é muito rico em um componente chamado licopeno, que é um antioxidante muito poderoso e eficaz.

suco de tomate

Para manter a saúde da próstata pode-se consumir suco de tomate, que além de vitamina C, ácido fólico, ferro e outros minerais é um vegetal bastante rico em licopeno que ajuda a combater a inflamação da próstata, tornando o tomate num alimento funcional.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

"Alta dosagem de PSA pode representar outras doenças como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata)", alerta o médico.

Homens que mantiveram três horas ou mais dos chamados equivalentes metabólicos por semana – que equivalem a correr, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis por meia hora por semana – apresentaram risco 35% menor de mortalidade geral do que os demais.

O composto “limonoides” tem um efeito positivo no tratamento de diversos tipos de câncer, dentre os quais estão o câncer de pâncreas, de cólon, próstata, fígado e leucemia. Rico em vitamina C, o limão traz muitos benefícios à saúde de forma simples e eficaz.

O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo.

Qual é a relação entre PSA livre e total? A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

VALORAÇÃO PSA

IdadeValores normais para indivíduos negrosValores normais para indivíduos pardos
40 a 49 anosde 0,0 até 2 ng/mlde 0,0 até 2 ng/ml
50 a 59 anosde 0,0 até 4 ng/mlde 0,0 até 3 ng/ml
60 a 69 anosde 0,0 até 4,5 ng/mlde 0,0 até 4 ng/ml
70 a 79 anosde 0,0 até 5,5 ng/mlde 0,0 até 5 ng/ml

Quem está em tratamento de Prostatite pode realizar atividades físicas como musculação e Luta (artes.

De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.

Qual a melhor forma de reduzir o tamanho da Próstata?

  • Casca de pygeum;
  • Serenoa repens (saw palmetto);
  • Sementes de abóbora;
  • Urtiga;
  • Licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).

Quem tem câncer pode comer ovo? Ovos BEM cozidos sim! Conforme orientação da nutricionista, o ponto ideal é quando a clara está completamente dura e a gema espessa. Dessa forma, o paciente evita entrar em contato com micro-organismos, como a Salmonella.