O que é bom para baixar o colesterol e triglicérides?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Como reduzir os níveis de triglicerídeos?

  1. Controlar a ingestão de carboidratos. ...
  2. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas. ...
  3. Evite alimentos industrializados. ...
  4. Consuma mais ômega 3. ...
  5. Faça exercícios físicos.

Para baixar os triglicerídeos é importante fazer algumas mudanças no estilo de vida, como diminuir o consumo de açúcar, aumentar o consumo de fibras, diminuir o peso corporal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3.

Alimentos como aveia, arroz integral, feijão e lentilhas também possuem alto valor de fibras, o que facilita na "limpeza" dos triglicérides. Outro benefício é que as fibras solúveis também auxiliam a diminuir o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim. Inclua essa carne mais vezes no cardápio da semana.

Sucos para baixar os triglicerídeos: pepino

  • 500ml de água;
  • 1 pepino;
  • 1/2 limão sem casca.

Suco de beterraba com maçã
A beterraba é um vegetal com grande quantidade de fibras, assim como a maçã e, por isso, quando juntas ajudam a diminuir tanto os triglicerídeos quanto o colesterol LDL, também chamado de colesterol "mau".

Café da manhã

  • Pão integral.
  • Queijo minas frescal light.
  • Leite semi-desnatado.

Salmão, atum, sardinha, sementes de chia e de linhaça são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Esse composto é uma gordura insaturada que reduz os níveis de triglicerídeos no sangue. Portanto, substitua a carne vermelha das refeições por esses peixes e inclua outros alimentos ricos em ômega 3 em sua dieta.

Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

Quais são os 4 principais sintomas do colesterol alto?

  • Fadiga. Quando o colesterol está elevado, é comum que o sangue tenha maior dificuldade para levar o oxigênio pelo corpo. ...
  • Palpitações. ...
  • Dor de cabeça. ...
  • Inchaço abdominal.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

Nutrólogo sugere dieta para indivíduos com colesterol elevado

  • Café com pão integral, frutas e cereais. Para o café da manhã, a dica do Dr. ...
  • Almoce peixe. Para o almoço, a sugestão do nutrólogo é o peixe. ...
  • Salada com muito azeite no jantar. Durante o jantar, o Dr. ...
  • Beba suco de uva natural ou vinho tinto.

Quais alimentos aumentam a taxa de triglicerídeos no sangue? – Alimentos gordurosos, como carne vermelha, leite integral, ovos e outros de origem animal, bem como carboidratos como farinha branca e açúcar, são alguns dos alimentos que podem elevar a taxa de triglicerídeos no sangue se consumidos em excesso.

Tome o suco fresco de 1 limão em 1 copo de água, 1 hora após as refeições.

maçã

A maçã é outra aliada na luta contra o colesterol alto e sua potência vem principalmente da boa quantidade de flavonoides e fibras solúveis, cujas propriedades reduzem os índices desse elemento no sangue, segundo a nutricionista.

Além de todas as frutas maravilhosas que temos, o limão pode ser considerado como o rei dos frutos curativos. Baixa o colesterol e triglicérides, desintoxica, alcaliniza o sangue, melhora a imunidade, purifica os rins, emagrece.

5 – Consuma diariamente leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e fava) no almoço e no jantar. Esses grãos possuem componentes que auxiliam a reduzir o nível de triglicérides no sangue.

A principal causa de Triglicerídeos alto está na alimentação ou mesmo por conta da produção do nosso próprio organismo. Os triglicerídeos estão presentes nos alimentos ricos em carboidratos e gorduras saturadas: refrigerantes, açúcar, leite integral, queijos amarelos, carne vermelha e entre outros.

Veja abaixo o que não se deve comer quando a taxa de gordura no sangue encontra-se elevada: Açúcar. Bebidas alcoólicas. Farinha de trigo.

Essas medidas em geral reduzem o Triglicérides num período de 30 dias em 30-50%.

Diminua seu consumo total de carboidratos e ingira mais proteínas na sua dieta. Essas últimas têm um índice glicêmico menor do que os carboidratos, ou seja, são absorvidas mais devagar pela corrente sanguínea, o que ajuda a diminuir o açúcar no sangue e a abaixar os níveis de lipídios nele (que incluem triglicerídeos).