O que é bom para aumentar a vitamina D no corpo?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

10 alimentos com alto teor de vitamina D

  1. 1 – Óleo de fígado de bacalhau. ...
  2. 2 – Bife de fígado. ...
  3. 3 – Gema de ovo. ...
  4. 4 – Atum. ...
  5. 5 – Sardinha. ...
  6. 6 – Salmão selvagem. ...
  7. 7 – Queijo fortificado. ...
  8. 8 – Cogumelos.

Legumes não são fontes de vitamina D. Aliás, esse nutriente não está disponível em nenhum tipo de vegetal, seja ele fruta, legume ou verdura. Amaioria das fontes alimentares de vitamina D são de origem animal: peixes gordurosos e gema de ovo, principalmente¹.

As principais fontes alimentares de vitamina D são carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Para produzirmos a quantidade ideal de vitamina D, recomenda-se nos expormos aos raios solares, sem protetor solar, por pelo menos 140 minutos por semana, sendo que esse efeito é acumulativo. Ou seja, podemos tomar 20 minutos de sol todos os dias ou 1h10 em dois dias da semana, por exemplo.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

suco de laranja

Qual suco posso tomar para reforçar a vitamina D? Uma excelente alternativa é consumir suco de laranja, preparado de maneira simples, com água e uma quantidade reduzida de açúcar. Além da laranja, outros alimentos que podem te ajudar com este tema são: ovo, bife de fígado e salmão.

Alimentação saudável
Há uma série de alimentos ricos em vitamina D que podem trabalhar a favor do seu bem-estar, saúde e qualidade de vida. Alguns exemplos desses alimentos são: atum, sardinha, ovos, leite, óleo de fígado de bacalhau e bife de fígado.

Em todas as evidências, no mínimo, recomendamos níveis de vitamina D de 30 ng/mL, e por causa dos caprichos de alguns dos ensaios, para garantir suficiência, recomendamos entre 40 e 60 ng/mL para crianças e adultos.

"Ela auxilia na absorção de cálcio a nível de trato digestório, auxiliando na formação e na manutenção de ossos e dentes. Também age no sistema muscular e imunológico, no processo de força muscular e resposta imunológica, respectivamente", conta o especialista.

O melhor horário para tomar a vitamina D através dos alimentos e suplementos é no momento da maior refeição diária, geralmente o almoço ou o jantar.

A reumatologista ressalta ainda que o estoque de vitamina D necessário não é reposto com rapidez. “Pode demorar semanas ou alguns meses”, observa. “Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.

Algumas doenças impedem o metabolismo da vitamina D. A doença celíaca e a insuficiência renal crônica (IRC) são as mais conhecidas. Os estudos sobre a vitamina D não param de crescer, pois sua deficiência cresce exponencialmente na população mundial”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

Os sintomas de deficiência de vitamina D podem incluir:

  1. Baixa imunidade;
  2. Fadiga sem motivo aparente;
  3. Dores nas costas e nos ossos;
  4. Desânimo constante;
  5. Problemas de cicatrização;
  6. Perda de cabelo;
  7. Dor muscular.

A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.

Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.

QUANDO TOMAR VITAMINA D PARA DORMIR
Pesquisas iniciais sugerem que a vitamina D está inversamente relacionada à melatonina, o hormônio do sono. Isso significa que o aumento dos níveis de vitamina D pode suprimir os níveis de melatonina. Portanto, faz sentido que tomá-lo à noite possa atrapalhar seu sono.

A vitamina D pode ser ingerida tanto com ou sem alimentos. Não há diferença significativa.