O que é bom para aumentar a imunidade das galinhas?

Perguntado por: grebelo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Alimente as galinhas com uma dieta balanceada. Adicione um pouco de alho ou cebola à ração para aumentar sua imunidade. Folhas de plantas medicinais amargas ajudam a prevenir parasitas intestinais.

O uso de cloro, obedecendo-se a dosagem preconizada de 2 a 4 ppm de cloro livre na água (ou a dosagem indicada pelo técnico de campo), é segura para a ave em qualquer fase de desenvolvimento. Apenas quando são utilizadas vacinas via água de bebida é necessário suspender o uso de cloro, normalmente inicia-se 24 h antes.

A vitamina D é essencial para manter a produção de ovos, a formação da casca e a homeostase do cálcio.

Água oxigenada , soro fisiológico, vinagre de maçã.

Com os dedos, polegar e indicador, abrir o bico e elevando a garganta da ave, até aparecer o orifício da laringe, pingar 2 a 5 gotas de Sanagogo neste orifício, tomando-se cuidado para não asfixiar a ave. Um só tratamento é suficiente. Antes procure um médico veterinário para um diagnóstico definitivo.

Levando-se em conta o período total de criação de frangos, ou seja, fase inicial e crescimento, a quantidade ideal do cloreto de sódio, de modo a atender as exigências das aves é de 0,45%.

- A primeira alimentação deverá ser de água com açúcar (50 g de açúcar para 1 L de água) para hidratar e aumentar a energia dos pintinhos; - Após um dia de vida, passe a alimentá-los regularmente com ração inicial.

Aqui deu certo 7 cabeças de alho espremidos para 2 litros de água. Deixa descansar por 24 horas e ofereça as galinhas por 7 dias, após os 7 dias volta a oferecer água comum. Repita a operação apos 15 dias. Alho é um ótimo antibacteriano, curando e previnindo a rouquidão e o gogo da criação!

Devem ser evitados materiais como o bagaço da cana-de-açúcar, em virtude do excesso de fermentação, e como a areia, que é muito abrasiva e pode causar lesões nas aves.

A melhor forma de prevenir é através do uso de plantas medicinais na água ou na ração, bom manejo alimentar, higiene e desinfecção dos galinheiros, queimar e enterrar as aves mortas, vacinação das aves.

Use canela, alho, pimenta-do-reino, sal e misturas desses ingredientes no jardim. A maioria das galinhas não gosta do cheiro forte desses temperos e passam a evitar qualquer área que transmita tais odores.

Vegetais: ervas, folhas, urtigas, brotos, frutos e sementes. Invertebrados: lombrigas, bicho-da-farinha, grilos, besouros, aranhas, caracóis, lesmas. Vertebrados: lagartixas, ratos, pequenas serpentes.

Fontes alternativas de alimento para a criação de galinhas caipiras. Outra fonte de alimento rico em proteína que normalmente é pouco aproveitada, embora apresente enorme potencial para a alimentação de galinhas caipiras, é o farelo de arroz, cujos teores de proteína bruta são de aproximadamente 15%.

A recomendação incide no uso de calcário calcítico tipo pedrisco ou farinha de ostra em partículas grandes na ração, o que seria responsável por proporcionar a liberação do cálcio de uma maneira mais lenta, disponibilizando-o no pool plasmático durante a formação da casca no período noturno.

O bicarbonato de sódio pode ajudar na manutenção da ingestão de ração, uma vez que o sódio é estimulante do consumo, além de fornecer íons bicarbonato que também auxiliam no processo de formação da casca, melhorando a qualidade da casca de poedeiras, principalmente aves submetidas a índices de estresse térmico.

Outro ponto importante é que no organismo animal o enxofre auxilia na fermentação do rúmen e aumenta o crescimento microbiano. Dessa forma, potencializa a ruminação, ajudando na digestão.