O que é bom para assadura na gravidez?

Perguntado por: rdrumond4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Vaselina e glicerina puta também são eficientes. Assaduras: Barriga e coxas são propensas a assaduras, devido ao acúmulo de suor e ao atrito provocado pelo aumento de peso. Um talco sem perfume ajuda a manter estas partes do corpo secas e reduz o atrito.

Para as grávidas, o Bepantol pode ser uma solução contra as estrias próprias do período. Além disso, a substância apresenta um incrível efeito hidratante, cicatrizante e até mesmo anti-inflamatório na pele, apesar de discreto.

Ao contrário do que comentários afirmam no vídeo, não é indicado passar maizena na região íntima.

- Ele pode ser utilizado como secante e também para potencializar a barreira quando aplicado sobre a pomada para assadura (aquelas com óxido de zinco, as chamadas pomadas de barreira) - explica Ana Elisa. Como prevenção, o amido deve ser passado diretamente na pele.

Uma dica super bacana também para evitar assaduras em bebês, é colocar uma colher de maisena na água do banho.

Banho de assento com camomila
A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Além disso, alivia também assaduras.

Como Amenizar os Sintomas
A água fria ajuda na redução dos sintomas, principalmente as coceiras. Usar calcinhas mais folgadas e de algodão também faz uma diferença incrível! É importante evitar o uso de absorventes ou protetores diários, pois abafam a região afetada pela candidíase e podem piorar ainda mais o problema.

Panos umedecidos com água gelada ajudam a aliviar os sintomas. Seque bem a área íntima antes de se vestir. Nunca lave as partes íntimas com sabonete comum, opte por opções de sabonetes com pH próximo do neutro e sem perfume. Use cremes à base de calêndula ou aloe vera pelo menos 4 vezes ao dia.

É normal se sentir irritada durante a gravidez? É bastante normal sentir-se mais irritável durante a gravidez. Afinal de contas, o corpo passa por muitas mudanças e isto pode ter seu preço. A melhor maneira de lidar com isso é tentar ficar calma e relaxada.

É útil saber que assaduras causadas por fraldas são comuns: mais da metade dos bebês de quatro a quinze meses terão assaduras causadas por fraldas ao menos uma vez em um período de dois meses. Mas não se preocupe, é comum e casos leves são curados entre 3 a 4 dias, com cuidados extras.

Evite lenços e não use talco
O uso dos lenços umedecidos para evitar assaduras deve ser evitado, e eles só devem ser utilizados em situações especiais como, por exemplo, fora de casa, em momentos de passeio. Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

Cosméticos na gravidez: outros cuidados a ter
Sempre que possível, evite produtos que contenham hidroquinona, retinoides, disruptores endócrinos (como ftalatos, parabenos e triclosano), fragrâncias e metais pesados.

Os produtos com uréia > 3%, ácido salicílico, amônia, ácido retinóico e derivados não podem ser usados na gestação de forma alguma", aconselha a dermato.

Conheça as substâncias que podem ser prejudiciais para mãe e bebê

  • Ureia. Uma das substâncias mais comuns em cremes hidratantes é a ureia, que ajuda a garantir a maciez da pele. ...
  • Retinol. O retinol, um dos derivados do ácido retinóico, é outra substância a ser evitada. ...
  • Hidroquinona. ...
  • Ácido salicílico. ...
  • Alcatrão.

Além dessa indicação, nistatina + óxido de zinco pode ser usado em crianças maiores e adultos, no tratamento de irritações na região dos órgãos genitais e das nádegas, entre os dedos, nas axilas, sob os seios ou em outras áreas da pele que sofrem atrito.

Clotrimazol
A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. Isso contribui para o alívio dos sintomas causados pela doença, como coceira, vermelhidão e corrimento na região genital.