O que é bom para as plantas ficarem bonitas?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Adubo caseiro é a solução para plantas mais fortes e bonitas

  1. Borra de café A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. ...
  2. Cascas de alimentos vegetais. Essa alternativa é muito fácil e, certamente, você terá os ingredientes em casa. ...
  3. Leite. ...
  4. Casca de ovo. ...
  5. Canela. ...
  6. Cascas de banana.

As plantas são verdes devido à presença de uma pigmento verde natural chamado clorofila.

O uso da borra de café nas plantas é uma excelente forma de fornecer nutrientes, já que ela é rica em nitrogênio, carbono e matéria orgânica. Além disso, ela é levemente ácida, o que ajuda no fortalecimento do solo.

Descubra como fortalecer a saúde das suas plantas em 6 truques básicos:

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

As plantas daninhas competem com o cafeeiro por luz, água e nutrientes, e o manejo ineficiente dessas pode afetar negativamente o crescimento vegetativo e a qualidade dos frutos da lavoura.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta. Borrife diretamente neles uma mistura de 240 ml de água e 120 ml de vinagre de álcool. Limpe a folha com um pano úmido para retirar o excesso de vinagre de produto.

Borra de café e casca de ovo
Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por 3 dias. Em seguida, use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

Aqui estão alguns exemplares que lidam bem com café:

  • Clorofitos (paulistinha);
  • Rosas;
  • Hortênsias;
  • Violetas africanas.

Qualquer café vale
O que você precisa saber é que a borra é um material úmido, então é bom entender se a planta gosta de umidade sobre o solo. Evite usar em suculentas ou cactos, por exemplo. Se tem palhinhas protetoras, não esqueça de afastá-las, espalhar a borra de café e depois cobrir novamente com o material seco.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas. Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente.

Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.