O que e bom para ardência na hora de urinar?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Frequentemente a causa é uma infecção e antibióticos propiciam alívio em um dia ou dois. Em caso de dor intensa, os médicos podem receitar fenazopiridina por um dia ou dois para aliviar o desconforto até o antibiótico começar a fazer efeito.

O desconforto é um sinal de diversas doenças, como hiperplasia benigna da próstata, câncer no pênis, tuberculose do trato urinário, pedras nos rins, vulvovaginite, entre outras. Algumas enfermidades podem causar, ainda, corrimento, dificuldade ou vontade frequente de urinar e mau cheiro na urina.

Receitas de chá para infecção urinária

  1. Chá de urtiga. Ingredientes. 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga; ...
  2. Pariparoba. Ingredientes. 1/2 litro de água. ...
  3. Erva-de-bicho. Ingredientes. ...
  4. Chá-de-java. Ingredientes. ...
  5. Cavalinha. Ingredientes. ...
  6. Camomila. Ingredientes. ...
  7. Cabelo de milho. Ingredientes. ...
  8. Folha de abacate. Ingredientes.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

Um dos medicamentos mais receitados para aliviar a dor é a fenazopiridina (comercializada com o nome de Pyridium e Urovit).

Sentir dor no canal da urina não é normal. O sintoma pode indicar alguma doença urinária e precisa ser investigada por um médico urologista e tratada adequadamente, para que não evolua e afete órgãos importantes para o funcionamento do corpo humano, como os rins.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Mel, lúpulo e outros remédios naturais que combatem bactérias

  • 1- Mel, antibiótico natural. Poucos remédios naturais têm um uso tradicional tão longevo como o mel. ...
  • 2- O lúpulo da cerveja. ...
  • 3- Um chá que mata bactérias. ...
  • 4- Esponjas marinhas.

Quais os tipos e sintomas de infecção urinária?

  • Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  • Frequência urinária com baixo volume de urina;
  • Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Urina com cheiro forte.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

A dor ao urinar pode estar relacionada com infecções urinárias e cálculos, mas nem sempre é o caso. A sensação de dor e ardência ao urinar pode ser sinal de uma infecção sexualmente transmissíveis (IST), como clamídia, gonorreia e tricomoníase.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

O banho de assento para infecção urinária consiste em encher uma bacia com água morna ou fria, e nela permanecer sentado por um período de 5 a 10 minutos. Uma curiosidade: em casas e apartamentos brasileiros mais antigos, era relativamente comum encontrar os chamados bidês, geralmente ao lado do vaso sanitário.