O que é bom para anemia na amamentação?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

5º Combate anemia: O leite materno é o alimento perfeito para reduzir as chances de adquirir anemia, pois ele supre as necessidades de ferro do bebê. A amamentação faz com que a criança receba doses controladas de cálcio, não interferindo desta forma na absorção do ferro.

As mães que têm anemia (quando seu sangue apresenta baixa quantidade de hemoglobina) podem amamentar. Porém, precisam re- ceber tratamento, sem prejuízos à amamentação.

Nos casos excecionais, em que está, efetivamente, confirmada a necessidade de suplementar com ferro, este pode ser administrado com recurso a uma colher, seringa, misturado com o leite materno, conforme o bebé aceite melhor.

Melhores suplementos para amamentar

  • Ferro. Durante o parto, a mãe tem uma perda importante de sangue. ...
  • Cálcio. ...
  • Complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Vitamina D. ...
  • Suplementos para amamentar: Ômega 3.

Portanto, pessoas com anemia, crianças em fase de crescimento ou gestantes devem evitar tomar leite depois ou junto com as refeições, pois este é um momento em que o organismo precisa de todo o ferro disponível.

O suco de beterraba é um excelente remédio caseiro para anemia porque a beterraba é rica em ferro e a laranja facilita sua absorção pelo organismo. Esse remédio caseiro para anemia ajuda a manter os níveis de glóbulos vermelhos estáveis, prevenindo e tratando a anemia ferropriva.

Após 12 meses: Tanto os lactentes nascidos a termo quanto os nascidos pré-termo ou com baixo peso, devem receber suplementação por mais 12 meses com 1mg/kg/dia de ferro elementar ou sulfato ferroso.

Ou seja, acabam pensando que ao se alimentarem mal ou em quantidades insuficientes vão acabar produzindo um leite fraco para o seu bebê. Isso é um mito! Não existe uma comprovação científica de que algum alimento ou líquido irá aumentar ou reduzir a produção de leite e nem torná-lo mais fraco.

Alimentos para anemia
No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Aconselha-se também que a lactante consuma uma quantidade significativa de ferro para evitar anemias nesta fase da vida2. Além da atenção à alimentação, existem também suplementos à base de ferro.

Entenda por que o leite seca
A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua. Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada!

Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.

No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.

Amamentar emagrece, mas foque na alimentação!
Nesta fase, é recomendado uma dieta rica e variada, com bastante frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras. E evitar alimentos industrializados e gordurosos, que não acrescentam valor nutricional para o bebê e estimulam o ganho de peso na mãe.

É normal perder cerca de 3 a 5 por cento da massa magra durante a amamentação (não se preocupe, ela volta depois do desmame), mas é preciso ter certeza de que os ossos estão recebendo a quantidade certa desse nutriente. Felizmente, ao contrário do bebê, existem muitas opções para a mãe escolher do que o leite.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias.

As principais causas são: deficiências de ferro, doenças inflamatórias e infecções, doenças hematológicas e insuficiência renal crônica.

Alimentos que impedem a absorção do ferro

  • Café e chá (taninos)
  • Bebidas gaseificadas.
  • Leite e derivados (cálcio)
  • Ovos.
  • Cereais integrais.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.

“Anemia: Contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.”