O que é bom para amarelão em bebê?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O que é bom para icterícia? A fototerapia, popularmente conhecida como banho de luz, é o tratamento mais indicado para recém-nascidos. Essa técnica expõe a criança a lâmpadas específicas que atingem a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.

Sinais e sintomas da icterícia
As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

Caso estejam vestidos de body, podem ficar até 20 minutos que são suficientes para a saúde das crianças. O banho de sol acontece das 7h até às 8h e às 16h. A médica Neonatologista, Klebiana Santos Gomes de Barros, explica que o banho de sol auxilia na diminuição de bilirrubina no sangue que causa a icterícia nos bebês.

Esse fenômeno acontece devido à imaturidade do fígado do neonato para metabolizar a bilirrubina, um composto formado a partir da destruição dos glóbulos vermelhos velhos ou defeituosos do organismo.

Ancilostomíase, também conhecida por ancilostomose ou amarelão, é uma verminose causada por nematódeos e caracterizada por uma forte anemia, deixando o doente com a aparência pálida (daí o nome amarelão).

Se o bebê apresenta sintomas da icterícia patológica - com diversas áreas do corpo amareladas, principalmente, a região das perninhas e pés - é fundamental que ele seja levado com urgência ao pediatra. Caso não seja tratada, a icterícia pode provocar uma lesão no sistema nervoso central, mais precisamente no encéfalo.

A bilirrubina direta é eliminada através das vias biliares em direção ao trato gastrointestinal, onde será eliminada nas fezes.

Outra importante medida de prevenção da icterícia é o banho de sol. “Indicamos não só a bebês com icterícia, mas a todos os recém-nascidos. Além de prevenir o sol é um grande responsável pela ativação da vitamina D em nosso organismo”, falou a pediatra.

Urina com cor amarelo-escura e fezes em tom amarelo-claro também podem indicar a condição. Se encontrar algum sinal da icterícia neonatal, procure orientação médica o quanto antes para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, se necessário.

Muitos bebês amamentados exclusivamente têm icterícia prolongada associada ao leite materno. É a chamada icterícia do leite materno, que geralmente se desenvolve após a primeira semana e se estende até a segunda e terceira semanas de vida, podendo continuar por até dois ou três meses.

A vitamina D se desenvolve a partir do contato do sol com a pele e é essencial para a formação óssea. Quando está deficitária, pode causar problemas de saúde. Nas crianças, a falta de vitamina D pode resultar em raquitismo, doença que se caracteriza pelo defeito de mineralização das cartilagens.

A partir do primeiro dia de vida, caso não haja restrição médica, os bebês já podem tomar banho de sol. No caso dos bebês com icterícia, condição muito comum em recém-nascidos e que provoca cor amarelada na pele, o banho de sol é ainda mais importante. Outros benefícios: Aumenta a absorção de fósforo e cálcio.

A melhor hora para dar banho no bebê depende totalmente de você, já que pode fazê-lo em qualquer momento do dia, antes de comer ou quando a casa estiver mais tranquila. Uma boa opção é fazê-lo pela noite, para criar uma rotina, com o banho como sinal de que se aproxima o momento de ir dormir.

A icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, sendo caracterizada pela coloração amarelada da pele, olhos e mucosa. Seu tratamento, se iniciado já nos primeiros sintomas, é eficaz. Entretanto, a demora no diagnóstico pode ocasionar danos irreversíveis, inclusive, cerebrais.

A icterícia do leite materno pode ser definida como a persistência da “icterícia fisiológica” além da primeira semana de vida. Pode ocorrer em até um terço dos recém-nascidos saudáveis amamentados com leite materno.

Como saber se o bebê está com icterícia
Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com o Pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.