O que é bom para amaciar carne de peru?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Banho cítrico: para deixar a carne do peru mais macia, banhe a ave descongelada com algum suco cítrico antes de levá-lo para o cozimento. Pode ser limão ou laranja, os componentes do suco ajudam a amaciar a carne. Para não ressecar: como a carne do peru é uma das mais magras, ela resseca com muita facilidade.

6. Retire a assadeira do forno e cubra-a com papel-alumínio; regule o forno para 200°C e volte a assadeira ao forno e asse conforme o tempo indicado para o peso da ave indicado na embalagem – 40 minutos/kg; 7.

Para deixar a receita do seu assado, como peru ou frango ainda mais dourado, misture em uma vasilha pequena o mel e o açúcar mascavo pincele em todo o peru ou frango depois de assado e volte ao forno por mais dez minutos.

O ideal, ou seja, a maneira mais segura é descongelar o seu Chester, Peru ou ave natalina dentro da geladeira. Para isso, é preciso retirar o produto do freezer e deixar dentro da geladeira. O tempo necessário para o descongelamento dessa maneira é de, pelo menos, 24h.

Como se sabe que está pronto? “Para ver se o peru está assado deve pressionar-se a zona da perna — é a que demora mais a assar: se o líquido que sair for branco e não rosado quer dizer que o peru está assado.”

Caso venha temperado, você deve lavar bem o peru e deixar de molho em água limpa por alguns minutos para tirar o excesso de tempero.

Apesar do nosso instinto natural ser o de lavar muito bem, por dentro e por fora, o peru e outras aves, até mesmo pelo seu aspeto que é um tanto ao quanto viscoso, não o devemos fazer. As aves estão cheias de bactérias perigosas para a saúde, como a salmonela e a campylobacter ou bactéria retorcida.

Para limpar um peru já descongelado, retire a embalagem sobre uma bacia e evite que a água do peru espirre pela pia e pela cozinha. Uma dica é fazer um furinho antes de abrir a embalagem para deixar a água escorrer e evitar que espirre na hora de abrir. Passe o peru descongelado e desembalado sobre água corrente.

O peru precisa cozinhar por 1 hora na panela de pressão em fogo baixo. Nos primeiros 30 minutos, a dica é tirar a pressão e dar uma olhada no ponto de cozimento. A partir daí começa a fritura. Enquanto isso, o cozinheiro prepara o acompanhamento.

Aqueça o óleo em panela grande e, com cuidado, acomode o peru. Deixe fritar por 50 minutos. Deixe escorrer e sirva com arroz colorido e farofa.

Para temperar o peru, nessa receita, é feita uma marinada com cachaça, cerveja, água, cenoura, salsão, cebola, ervas, alho e sal. Então, a carne deve descansar nos temperos de um dia para o outro. Durante esse tempo, é preciso virá-la de vez em quando. Assim, todos os lados ficam aromatizados igualmente.

Incline levemente o refratário, recolha o caldo com uma colher e regue o peru. Este processo hidrata a superfície do peru e retarda o processo, garantindo o melhor cozimento, igualando-as com as coxas. Ao final, você pode passar um pouco de manteiga ou óleo sobre o peru. Isso ajuda a deixar a pele crocante e dourada.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 3 horas, regando o peru a cada 20 minutos com o molho que cair na assadeira.

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). 6. Assim que o forno estiver aquecido, transfira o peru para a assadeira, com o peito virado para baixo.

Tempo de congelamento
Frango pode ficar guardado no freezer por nove meses; o peru, por oito meses; codorna, seis meses; pato, quatro meses; e os miúdos devem ficar até apenas três meses.

Chester e peru são animais de espécies diferentes: enquanto o chester é uma ave que se assemelha a um frango, mas bem maior e com mais peito, o peru é uma ave mais robusta. Até mesmo na textura da carne se diferem. A do peru é mais rígida e seca, enquanto o chester tem mais suculência.

“A ponta deste tubinho, onde está a gota de solda, fica a uma profundidade de 2,5 cm dentro da carne. Quando a temperatura da carne que está em contato com esta ponta atinge 74 °C, significa que o alimento está no ponto ideal para ser consumido.

Você pode deixar a ave por 12 horas, se for apenas o peito, ou por até 2 dias na geladeira, se for um peru inteiro.

Nunca descongele o peru à temperatura ambiente!
O peru pode ser descongelado na geladeira ou em água fria. O método de refrigerador é o mais seguro e resultará em um melhor produto acabado.

Usar microondas ou mergulhar na água não é apropriado. Correto para qualquer tipo de carne é tirar do congelador, colocar na parte de baixo da geladeira e esperar 24 horas. Também nunca se deve lavar a carne.

Peru temperado congelado Sadia 3,2kg por R$ 118.89.