O que é bom para aliviar cólica de bebê?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Passe uma fralda de tecido e aplique-a ainda quente sobre a barriga do bebê. Você também pode usar uma bolsa de água morna (sempre testando a temperatura antes para conferir se não está quente demais). O calor ajuda na vasodilatação, facilita o fluxo do sangue e relaxa os músculos.

Sim. O Paracetamol pode ser utilizado por bebês na dosagem apropriada e indicada pelo/a médico/a. O Paracetamol é um analgésico indicado para o alívio de dores e febre. O uso dele pode ser feito por bebês, porém a dosagem muda de acordo com o peso do/a bebê.

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Alimentação durante a amamentação evita cólicas no bebê
Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Chá para cólica do bebê: Chá de erva doce
O chá de erva doce é um dos mais populares e, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

O leite materno, dentre todos os leites de mamíferos, é o que tem maior teor de lactose, um tipo de açúcar que pode causar as cólicas durante o processo de fermentação, especialmente pelo sistema digestivo ainda ser imaturo.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia. Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase.

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

A simeticona é um remédio com ação antiflatulenta, que age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão causada pelo excesso de gases no estômago ou no intestino, e pode ser usado por bebês, crianças e adultos.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

É o início da época da cólica, que dura até por volta dos 3 meses e faz parte do desenvolvimento infantil. Apesar de comum — um em cada quatro bebês pena com o quadro —, a cena assusta, e seus efeitos nos pais estão longe de serem irrelevantes.

Quando sente a dor da cólica, o bebê enruga a testa, seu abdome fica distendido e o choro é agudo e prolongado. Faça massagem, esticando e encolhendo as pernas dele. Outra dica é mantê-lo o mais ereto possível enquanto mama, para não engolir ar.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas.

Isso não significa que eles tenham acordado de vez ou que estejam sofrendo ou com dores. “Boa parte dos pais fica assustada quando vê o pequeno se contorcer, chorar ou balbuciar e corre para acudir a criança. É importante que eles saibam que esses são despertares fisiológicos e que logo eles voltam a dormir.