O que é bom para acalmar a tosse durante a noite?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

Como aliviar a tosse seca à noite? 8 dicas

  1. Evite o ar seco. ...
  2. Mantenha a cabeça em uma posição elevada em relação ao corpo. ...
  3. Evite agentes alérgenos. ...
  4. Consuma bebidas quentes que diminuam a irritação. ...
  5. Gargarejo com água e sal. ...
  6. Beba bastante água durante o dia. ...
  7. Evite refeições logo antes de se deitar. ...
  8. Medicamentos antialérgicos.

Colocar uma cebola cortada no quarto para ajudar a tratar a tosse é uma mezinha seguida por muitos durante o inverno, época em que as constipações, as gripes e as infeções respiratórias ganham protagonismo. Esta ideia é uma crença popular antiga, mas ainda hoje é partilhada online.

Tosse excessiva pode causar rouquidão
É possível ocorrer broncoespasmo, desconforto respiratório, além de fraturas de costelas, perfuração da traqueia, dos brônquios e dos pulmões, levando a complicações sérias e que colocam a vida em risco, como pneumotórax e pneumomediastino.

A tosse carregada de catarro, pode ser sinal de uma doença mais séria. Caso a tosse persistir é preciso procurar um médico, não se deve ficar mais de três semanas tomando remédios para tosse, sejam eles caseiros ou comprados na farmácia. Essa atitude pode mascarar problemas mais sérios.

Como utilizar a cebola para diminuir a tosse e a expetoração? A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

O xarope de VICK 44E contém um antitussígeno que ajuda a controlar a tosse (bromidrato de dextrometorfano) e um expectorante (guaifenesina) que ajuda a expulsar o catarro. Vick Xarope 44 | Sua fórmula exclusiva reveste a garganta e sua ação expectorante alivia a tosse.

Não só isso, mas o sal é bactericida e ajuda a eliminar bactérias presentes na boca e garganta. Um gargarejo três vezes ao dia pode ajudar a reduzir a tosse em até 2 dias de duração - ou seja, menos tempo tossindo!

Passe uma camada fina até 3 vezes ao dia. No peito para acalmar a tosse. No pescoço para que, ao inalar seus vapores medicinais, eles aliviem a congestão nasal e facilitema respiração.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Principalmente se tem o hábito de deixar o quarto fechado ao se deitar. Como seu contato com esses agentes fica maior, e você fica exposto a eles por mais tempo (supondo que o tempo mínimo de sono recomendado para um adulto é de 7 horas), está sujeito a tossir mais na hora de dormir.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

O abacaxi é indicado para tratar a tosse por conter uma enzima chamada bromelina, que elimina o muco da garganta. Ela também alivia a sinusite e os problemas relacionados a alergias. Recomenda-se o consumo de duas ou três fatias de abacaxi por dia para garantir a quantidade de bromelina necessária para tratar a tosse.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Existe um truque caseiro muito conhecido na internet é supostamente para aliviar ou diminuir tosses e coriza. Como o título diz, o truque consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama, em uma mesa de cabeceira, por exemplo, e deixar durante toda a noite.

Como administrar? Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação. Existem, porém, algumas formas de combinar o produto com outros ingredientes e potencializar seus efeitos no organismo.

A tosse seca persistente, apesar de ter diversas causas, é um dos principais sintomas da reação alérgica, portanto, o ideal é combater a alergia, por isso, a Loratadina é um remédio anti-histamínico, que ajuda a conter as reações alérgicas.

Loratadina Xarope 1mg/ml Cimed 100ml é indicado para aliviar sintomas relacionados ao resfriado comum e a rinite alérgica e como nariz entupido e escorrendo, espirros, coceira e lacrimejamento.

Após a introdução alimentar, o uso de chás, com mel e limão por exemplo, pode ajudar a aliviar a irritação e inflamação de garganta, consequentemente reduzindo as crises de tosse infantil.

O chá de limão com mel ajuda a aliviar a tosse e a congestão nasal e dor de garganta e também é bom para melhorar a digestão. 500 mL de água; 2 colheres (de sopa) de suco de limão; 1 colher (de sopa) de mel.

Quando aplicada à pele, a cânfora atua como rubefaciante e alivia a sensação de dor. O levomentol é utilizado para aliviar a tosse e a sensação de congestão nasal e quando aplicado à pele dilata os vasos sanguíneos causando uma sensação fria seguida por analgesia.

Em primeiro lugar, é necessário colocar o soro fisiológico ou outra medicação prescrita pelo seu médico, na quantidade recomendada, dentro do copinho de inalador. Na sequência, é só ligar o aparelho e colocar a máscara em cima do seu nariz, de maneira que você respire o ar da névoa.