O que é bom para acalmar a coceira da chikungunya?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como não há tratamento específico para elas, tratam-se os sintomas utilizando analgésicos e antitérmicos, como paracetamol e dipirona2, e em casos de urticária (placas avermelhadas na pele que causam coceira e inchaço) pode-se utilizar antialérgicos, como a dexclorferinamina3.

O tratamento da chikungunya

  • dor leve: dipirona (1 g) ou paracetamol de horário;
  • dor moderada: intercalar dipirona e paracetamol;
  • dor moderada a intensa com acometimento poliarticular, persistente ou incapacitante: iniciar com dipirona e tramadol depois.

Pomadas anti-inflamatórias ajudam a aliviar a coceira quando há inflamação. Para isso, consulte o médico alergista para saber quais são as melhores opções de hidratantes para o seu caso, assim como o anti-histamínico indicado e a pomada anti-inflamatória.

Causas da coceira de pele
Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos e mais. Conforme a causa da coceira de pele, ela pode iniciar sozinha ou estar acompanhada de outros sinais e sintomas, como vermelhidão no local, caroços, manchas, bolhas e feridas.

O formigamento no corpo, também chamado de parestesia, é a sensação de estar recebendo várias agulhadas na pele ao mesmo tempo. Dependendo da intensidade, pode ser bem desagradável. Existem alguns problemas de saúde que podem causar essa sensação, como acidente vascular cerebral, infarto, diabetes e hérnia de disco.

Coceira e ardor nas mãos
A coceira nas mãos é um sintoma que não deve ser ignorado pelo paciente, principalmente se as palmas das mãos apresentarem ardência e vermelhidão. Esses são os principais sintomas do eczema (ou dermatite), um quadro crônico, que pode piorar diante de situações de estresse.

O quadro agudo da doença dura até 15 dias, sendo que algumas pessoas desenvolvem quadros pós-agudo ou crônico com dores nas juntas que podem durar meses ou anos.

“As pessoas devem priorizar a ingestão de água, caldos e sucos em geral”, indica a médica. De acordo com a especialista, frutas ácidas, como o limão, a laranja e a acerola, também podem ser consumidas normalmente.

Vejamos, a seguir, alguns dos antialérgicos naturais que te ajudarão a prevenir ou a reduzir os sintomas associados à alergia:

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.

Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.

Algumas medidas, como descansar com as pernas elevadas e evitar ficar muito tempo de pé ou sentado pode ajudar a amenizar os incômodos, mas procurar um médico vascular nestes casos é fundamental.

A compressa fria não é um remédio, e sim uma técnica para o alívio da coceira e irritação. Para fazê-la é só colocar envolver gelo ou uma bolsa térmica com uma toalha e aplicar sobre a área afetada por 10 minutos.

Qual o melhor antialérgico para alergia na pele? O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.

Um quadro de coceira no corpo é acarretado por diversas causas. Normalmente, pode estar associado à uma pele extremamente seca, o uso excessivo de sabonete ou de algum produto com muita fragrância ou corante que pode desencadear alergia na pele.

Picadas de insetos, pelos de animais, plantas, alimentos, medicamentos, tecidos, cosméticos, produtos de limpeza, poeira, ácaro e suor excessivo são apenas alguns dos exemplos. Qualquer um desses fatores podem irritar a pele. Às vezes, inclusive, chegam a causar uma reação alérgica.

Para evitar que isso aconteça com frequência, a melhor solução é movimentar-se. Procure não permanecer parado na mesma posição durante longos períodos, inclusive no trabalho, e faça pequenas pausas para alongar o corpo. Às vezes, o formigamento está relacionado a problemas de saúde mais sérios, como a hérnia de disco.

O termo médico para alergia ao calor é urticária colinérgica. Ela atinge, principalmente, adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade. Quando a temperatura do corpo aumenta, acontece a liberação de acetilcolina, uma substância presente no suor. A alergia acontece como uma resposta imune à acetilcolina.

5 truques para evitar alergias

  1. Troque de roupa e lave bem as mãos e rosto. Alérgenos como o pólen. ...
  2. Tome banho antes de deitar. ...
  3. Tire a poeira da casa. ...
  4. Livre-se dos causadores de alergia. ...
  5. Tenha sempre antialérgicos em mãos.

A má circulação atinge principalmente as extremidades do corpo, como mãos e pés. Dessa forma, o sangue não circula adequadamente e deixa a sensação de frio e coceira. Isso pode piorar ao longo do dia devido ao acúmulo de toxinas.