O que é bom para acabar com pulgão em plantas?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quem tem um jardim em casa precisa saber que há várias formas de como acabar com as pragas nas plantas. Uma delas é plantando espécies que repelem esses insetos, como alho, girassol, cravo e camomila.

Misture a água com detergente de maneira lenta para não formar espuma. Despeje o conteúdo em um borrifador. Pulverize nas partes infestadas por pulgões, cochonilhas e formigas.

Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%. Se tiver um pulverizador de 20 litros, adicione 400 mililitros da solução em 19,6 litros de água. Aplique a mistura na fruteira.

Os pulgões e produzem-se por partenogênese telítoca, em que cada fêmea dá origem a 2 – 4 ninfas/dia um total de 46 – 48 ninfas, que se desenvolvem mediante sucessivas mudas. O ciclo biológico completo do pulgão é o seguinte: o período ninfa varia de 5 a 6 dias, durante o qual são verificados 4 instares.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta. Borrife diretamente neles uma mistura de 240 ml de água e 120 ml de vinagre de álcool. Limpe a folha com um pano úmido para retirar o excesso de vinagre de produto.

Faça um fungicida natural com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 5 litros de água e pulverize quando necessário na sua horta ou jardim.

Entre os fatores que propiciam o ataque da cochonilha, estão: solo ou substrato inadequado, pouca luz, falta ou excesso de água, ausência de nutrientes ou muita adubação. Outro fator que pode atrair a cochonilha é a ausência de predadores naturais, como joaninhas, fungos, moscas, etc.

Inseticida caseiro para pulgão
O controle dos pulgões também pode ser feito com soluções caseiras. Existem tanto inseticidas caseiros com vegetais quanto com produtos de limpeza neutros. Um dos melhores inseticidas caseiros para combater pragas é a mistura entre alho, cebola e água.

Existem muitas receitas caseiras de pessoas de vários lugares que gostam de adicioná-lo na faxina para retirar sujeiras mais grossas, desengordurar e, até mesmo, branquear.

Outro método eficiente de como matar cochonilha é com óleo mineral e detergente. Para isso, basta diluir 10 mL de óleo mineral e 10 mL de detergente em 1 L de água e pulverizar a planta. O óleo mineral é facilmente encontrado em farmácias e não faz mal para as plantas.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

Com ação inseticida, o óleo natural tem excelente atuação na agricultura orgânica, sendo indicado para plantas ornamentais, pomares e hortas caseiras. Suas principais funções são controlar a proliferação de pragas nas culturas, além de ser muito benéfico na prevenção de novos focos de insetos, fungos e bactérias.

O que é pulgão branco? Pulgão branco é um inseto que ataca os ramos e galhos de plantas, frutos e produtos ornamentais.

joaninha

A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.

Como identificar pulgão: características morfológicas
O pulgão pode ser de diferentes cores, a depender da espécie: pulgão amarelo palha e pulgão verde translúcido (ligeiramente transparente) são os mais comuns. Mas também existe pulgão preto e vermelho. Os pulgões não possuem separação entre cabeça e tórax.