O que é bom comer quando se está enjoado?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

A maçã desintoxica e limpa o corpo, o gengibre é excelente para a dor de cabeça e enjoo causado pela ressaca e a laranja reforça o sistema de defesa. O pepino é diurético e boa fonte de hidratação, enquanto a couve ajuda a limpar o fígado.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

O surgimento do enjoo está relacionado a mais de 200 doenças e condições, como eventos neurológicos, do aparelho digestivo, uso de medicamentos, analgésicos opioides, gestação, distúrbios hormonais, distúrbios abdominais, toxinas, infecções do sistema nervoso central, alterações metabólicas, intoxicação por álcool, ...

problemas emocionais, como ansiedade e estresse; problemas no sistema gastrointestinal, como refluxo gastroesofágico, hepatite, pancreatite e gastrite; crises de labirintite; enxaquecas.

O limão é bom contra enjoos principalmente por ser uma fruta cítrica rica em ácido fólico, que pode ajudar a aliviar o enjoo e o mal estar, no entanto, não é apenas isso, o limão também se provou poder ajudar contra o enjoo devido ao seu cheiro, que estimula o sistema nervoso a mandar sinais para o organismo que ...

Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar). Em caso grave de intoxicação alimentar, pode ser necessário tomar um antibiótico.

Existem diversas opções de chá para enjoo saudáveis e saborosas, que ajudam a tratar a náusea de uma forma natural. Algumas opções são: chá de gengibre, de camomila, de limão com mel, de erva-doce, de menta e de alcaçuz.

Algumas condições clínicas que podem estar relacionadas ao desconforto estomacal são: Doenças causadas por excesso de ácido, como gastrite e úlcera; Doenças neoplásicas, como câncer do estômago; Problemas de esvaziamento gástrico, como a gastroparesia diabética e a dispepsia funcional.

Depois de vomitar, beba fluidos transparentes que não contenham cafeína ou álcool. É aceitável beber água ou líquidos que contenham açúcar. Schweppes, sucos de frutas, bebidas esportivas e caldos claros são fluidos aceitáveis.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

Maçã e outras frutas: boas alternativas após o vômito
A maçã é uma ótima aliada após um mal-estar estomacal. Além disso, banana e frutas cítricas também são bem-vindas ao cardápio. Todas são fontes de vitaminas e minerais, além de serem leves e naturais, de forma que costumam não desencadear enjoos.

Falta de apetite e enjoo podem ocorrem por conta de desconfortos gástricos e doenças que afetam o sistema digestivo. Por fim, é válido elevar o nível de alerta quando o indivíduo perde muito peso involuntariamente por conta da diminuição da ingestão de alimentos.

Náusea. A náusea costuma ser um dos sintomas físicos da ansiedade mais desconfortáveis. A pessoa ansiosa sente incontrolável vontade de regurgitar quando a ansiedade ataca, mas, como não consegue fazê-lo, fica amuada, sentindo-se mal até a sensação passar. Em muitos casos, a náusea evolui para a gastrite nervosa.

Dor de cabeça, enjoo, tontura, sonolência e fraqueza são sintomas típicos de várias alterações no organismo, como hipoglicemia, anemia, estresse e má qualidade de sono, bem como doenças, especialmente infecções virais. É fundamental realizar uma avaliação médica para obter um diagnóstico.

Também pode haver a sensação de enjoo ou de estômago muito cheio, a demora na digestão e arrotos frequentes, região do estômago inchada e dolorida, perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.