O que é bom colocar no quarto para respirar melhor?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

As principais maneiras de como umidificar o ar no inverno são:

  • Colocar uma toalha molhada no quarto.
  • Evitar o uso do ar condicionado.
  • Manter a casa limpa.
  • Ter plantas dentro de casa.
  • Usar um umidificador de ar.

Casa mais úmida

  1. Usar bacias com água no quarto.
  2. Toalhas molhadas penduradas em pontos pela casa (quando secarem, umidifique-as novamente)
  3. Uso de umidificadores de ar.

Colocar um balde no quarto, ter plantas dentro de casa ou tomar banho com a porta do banheiro aberta são ótimas soluções caseiras para umidificar o ar quando este está muito seco e dificulta a respiração, deixando as narinas e a garganta seca.

Detalhes. Basta colocar o ventilador próximo de uma janela aberta para aproveitar a brisa que vem de fora. Na frente do aparelho, coloque uma bacia ou balde cheio de gelo. O fluxo de ar vai fazer o gelo derreter e refrescar o meio ambiente.

Ambientes fechados aumentam a incidência de doenças causadas por vírus e bactérias. Eles também ajudam a causar e a agravar problemas respiratórios, como sinusites, rinites, asma e alergias. O tempo frio e seco contribui bastante para o surgimento e agravamento de problemas respiratórios.

Utilize plantas para deixar o ambiente mais úmido.
Espada de São Jorge, Kalanchoe, Lírio da Paz e a Hera Inglesa são espécies de plantas que ajudam a umidificar a sua casa. Em seu quarto, utilize as Gerberas pois elas liberam alta taxa de oxigênio durante a noite.

Você também pode incrementar a umidade no ar com um vaporizador ou um umidificador. As soluções nasais são perfeitas para desobstruir o nariz e descansar da congestão nasal. Vick VapoRub inalador combina mentol e cânfora para proporcionar uma sensação de esfriamento que permite uma respiração mais livre.

Vá girando o termômetro com o bulbo úmido em volta da corda para a umidade evaporar, isso irá simular o efeito de arrefecimento do corpo; Veja a temperatura que está no termômetro de bulbo úmido e diminua da temperatura do termômetro de bulbo seco. O resultado da subtração será a umidade relativa do ar.

5 plantas que são tendências para a decoração da casa (e fáceis de cuidar)

  • Jibóia. 5 plantas que ajudam a umidificar o ar (Foto: Reprodução/ Pinterest) ...
  • Dinheiro-em-pencas. (Foto: Reprodução) ...
  • Clorofito. (Foto: Getty Images) ...
  • Abacaxi-roxo.

Pendure uma toalha encharcada de água em uma cadeira perto da sua cama. O pano da toalha tem uma grande capacidade de absorção e, durante a noite, a água vai evaporar umidificando o seu quarto. É importante manter a porta fechada, dessa forma o efeito dessa prática será ainda maior e mais eficiente.

Tenha uma toalha molhada no quarto
Antes de dormir, coloque uma toalha molhada na cabeceira da cama ou no encosto de uma cadeira. A toalha absorve muita água e deixará o quarto mais úmido devido à evaporação. Para que o efeito seja potencializado, mantenha a porta fechada.

Porém, o ambiente externo pode seguir mais quente, pois conservou o calor recebido durante o dia. Nestes casos, a recomendação é de colocar a parte dianteira do ventilador virada de frente para a janela da sala ou do quarto. Assim, o ventilador acaba empurrando o ar quente do ambiente interno para fora da janela.

Se você sofre de algum tipo de alergia, como rinite ou sinusite, dormir com o ventilador ligado não é uma boa ideia. Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos.

Ela explicou que o caso específico de manter o ventilador ligado durante a noite não necessariamente vai resultar em uma dor de garganta, mas que esse exemplo faz parte de uma série de hábitos que podem ressecar as vias respiratórias, e consequentemente, deixar a garganta seca.

Um dos princípios do Feng Shui sobre os quartos é o de evitar dormir com a porta aberta. Isso porque toda a energia positiva do ambiente pode escapar, abrindo, na mão contrária, espaço para a entrada da energia chi, negativa. Fechar a porta evitará essa energia e proporcionará uma sensação de segurança e proteção.

Muita atenção quando for usar espelho num quarto de dormir! Ele não deve ficar de frente para a cama, já que assim reflete os pés de quem está deitado e isso é sinal de má sorte. O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia.

"O ideal seria sempre dormir com portas e janelas abertas, principalmente estando alguém gripado, com alguma infecção viral respiratória, na tentativa de melhorar a circulação do ar e consequentemente diminuir os riscos", afirma Pedro Augusto Vieira, otorrinolaringologista do Hospital Cema, em São Paulo.

Molhe o piso e abra as janelas
Para resolver essa questão, utilize mosquiteiros leves que recubram as janelas e você durma sem interrupções. Para refrescar ainda mais o quarto, uma boa dica é jogar um pouco de água no piso, ou, se preferir, espalhar baldes com água, que deixarão o ambiente mais úmido e agradável.

A tarefa do ventilador é espalhar um ar mais fresco pela casa e barrar a entrada de ar quente. Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio, e por isso se concentra na parte superior do ambiente. Por isso, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo.

O uso inadequado do ar-condicionado pode ressecar o ar, deixando a pessoa mais vulnerável aos vírus e bactérias e potencializando alergias e outras doenças respiratórias. Para fugir desse problema é possível utilizar um balde de água para umidificar o ambiente, além de se hidratar bem durante o dia.

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia recomenda o uso do umidificador de ar quando a umidade está abaixo de 40%, e quando o índice está abaixo de 20%, ele já é considerado crítico. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o índice de umidade ideal é entre 50 e 80%.