O que é Bodas de Jequitibá?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

100º ano – Bodas de Jequitibá: Por ser uma árvore muito resistente, mas que exige manutenção e cuidado, a boda que comemora os 100 anos faz analogia à força da natureza.

Bodas de Papel

1° ano – Bodas de Papel
Primeiro ano de casados! O papel é um material frágil e, ao mesmo tempo, produto de um material forte e resistente: a madeira. As bodas de papel simbolizam a construção de algo maior, que começa delicado e vai se firmando com o passar dos anos.

As 8 principais bodas são:

  • 1 ano: Papel. ...
  • 5 anos: Madeira. ...
  • 15 anos: Cristal. ...
  • 25 anos: Prata. ...
  • 30 anos: Pérola. ...
  • 40 anos: Rubi. ...
  • 50 anos: Ouro.
  • O ouro foi o metal mais almejado por diferentes povos em diversas épocas da história da humanidade.

A tradição das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50.

90 anos – Bodas de Álamo. 91 anos – Bodas de Pinheiro. 92 anos – Bodas de Salgueiro. 93 anos – Bodas de Imbuia.

Bodas de Ouro: 50 anos de casamento
O casamento de 50 anos é uma conquista notável e rara, assim como o ouro, que é escasso e valioso. As Bodas de Ouro representam a solidez e a preciosidade do amor do casal que, ao longo de cinco décadas, construiu uma vida juntos.

60 anos – Bodas de Diamante. 65 anos – Bodas de Ferro ou Safira. 70 anos – Bodas de Vinho.

Bodas de Carvalho

Bodas de Carvalho: significa 80 anos de casados! Não é à toa que essa árvore é símbolo de bodas de casais que passam tanto tempo juntos: estável, maleável, resistente.

Crisopázio

Bodas de Crisopázio (27 anos de casamento): Uma pedra rara atualmente, difícil de ser encontrada, e comparada ao ouro antigamente. Por isso, ela representa a celebração do vigésimo-sétimo ano de casamento, uma relação valiosa e que deve ser bem preservada.

Bodas de Jequitibá – A maior comemoração conhecida!
Nesta categoria, até o Guiness Book participa, na data desta publicação (2021), o casal do Equador Julio Cesar Mora Tapia (110 anos) e Waldramina Maclovia Quinteros Reyes (104 anos), ganharam o título de casal mais velho do mundo, conforme o Guiness Book.

Os casamentos não duraram muito também para Linda Wolfe, de 68 anos. A americana está no Livro Guinness dos Recordes como a viva que mais se casou no mundo: 23 vezes (o primeiro casamento, em 1957).

O termo "boda" se originou a partir do latim "vota", que significa "promessa". Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural - bodas - e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento.

Os raros diamantes são dedicados a quem completa nada menos que 60 anos de matrimônio. Para 75, as bodas são de brilhante. A última prevista são para incríveis 100 anos de casados, chamadas de “jequitibá”.

beijinho

1º mês: bodas de beijinho
O termo beijinho se refere a um doce brasileiro composto por doce de leite e coco ralado, mas também se refere ao diminutivo de beijo.

Primeiramente, o termo boda, que em latim significa “promessa”, é usado nas celebrações dos aniversários de casamento. Nesse sentido, a cada ano, o casal comemora a bodas de um material – pode ser um metal, uma pedra preciosa, e até flor -, mas nem sempre sabe o que isso significa.

Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.