O que é BMI na balança?

Perguntado por: oprates5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

É o chamado Índice de Massa Corpórea (IMC). O IMC (ou BMI, do inglês body mass index) é uma classificação adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar o estado nutricional de um indivíduo, e por meio dele é possível identificar situações de risco para a saúde.

Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Ele aponta se o peso está adequado ou se está abaixo ou acima do peso.

18,5 a 24,9 kg/m² - Peso normal. 25 a 29,9 kg/m² - Acima do peso. 30 a 34,9 kg/m² - Obesidade grau I. 35 a 40 kg/m² - Obesidade grau II.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

Gordura visceral
O número normal de referência pode variar entre 1 e 59, sendo considerados saudáveis os resultados de 1 a 12, e prejudiciais os níveis entre 13 e 59.

O peso ideal para uma pessoa de 1,65 m fica em torno de 50,4 kg a 67,8 kg. Nesse intervalo, de acordo com o IMC, você é considerada no peso certo para 1,65 feminino. A fórmula de IMC leva em consideração apenas o peso e a altura da pessoa, por isso há exceções no caso de atletas.

O conceito atual de peso ideal está intimamente ligado ao IMC. O ideal é que você tente se manter dentro da faixa de IMC normal, ou seja, entre 18,50 e 24,99 kg/m². O que a maioria das fórmulas de peso ideal tenta é encontrar um peso que faça com que o paciente fique mais ou menos ao redor de 22 ou 23 kg/m².

De acordo com a calculadora criada pelo CDC para medir o número de massa corporal, adultos com IMC de 18,5 a 24,9 estão na faixa normal, de 25 a 29,9 estão acima do peso, e com mais de 30 já são considerados obesos. Um IMC de 40 ou mais, às vezes, é classificado como obesidade “extrema” ou “grave”, diz o CDC.

Valores normais de BCM proporcional à massa magra estão na faixa de 53 a 59% para homens e 50 a 56% para mulheres (18 a 75 anos). Porcentagens de células abaixo desses valores (sem edema visível) podem ser indicadores de desnutrição e distrofia muscular.

Para saber quantos quilos deve-se emagrecer, é importante saber qual é o peso ideal a alcançar de acordo com a altura e a idade de cada pessoa, que é calculado através do índice de massa corporal, ou IMC. A perda de peso saudável aconselhada é entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer de 2 a 4 kg por mês.

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

35%

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

Uma medida simples e bastante reveladora é a circunferência abdominal, que é tomada com uma fita métrica em volta do abdômen. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas ideais para essa região do corpo ficam entre 102 cm para os homens e 88 para as mulheres.

A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: Saudável: 1 a 12; Prejudicial: 13 a 59.

Chamamos gordura visceral à gordura que se acumula na cavidade abdominal (barriga), entre os vários órgãos que aí se situam, como o estômago, fígado e pâncreas. Esta é mais comum em corpos com “formato de maçã” e, quando em excesso, pode ser perigosa para a saúde.

No entanto, para uma pessoa com mais de 60 anos de idade com os mesmos 1,75 m e 67 kg, esse IMC representa baixo peso. Se esse adulto de 1,75 m chegar aos 82 kg (IMC de 26,78), será considerado com sobrepeso. Já o sênior de 1,75 m e 82 kg apresentará peso ideal.

Continuar lendo Como calcular o BMI?