O que é bloqueio emocional sintomas?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

estresse constante; organização rígida para manter o controle; dificuldade para tomar decisões. Além disso, as emoções reprimidas também podem se manifestar por meio de sintomas físicos, como taquicardia, insônia, falta ou excesso de apetite, dores musculares.

Quando o indivíduo tem uma autoestima baixa, é comum que fique avaliando tudo de forma negativa, constantemente. Como resultado, passa a ter uma série de medos e bloqueios. Por exemplo, há o medo constante de ser rejeitado, que pode levar a depressão e isolamento social.

O bloqueio emocional pode ser definido como uma barreira de proteção psíquica, cujo objetivo é distanciar-se de possíveis ataques. De acordo com a psicóloga Nathália, ele é um mecanismo de defesa utilizado para evitar algo relacionado aos sentimentos ou às situações já vivenciadas que impactaram de forma negativa.

Veja como você pode começar a lidar com suas emoções e ter uma vida mais saudável e menos estressante:

  1. Liberte emoções através do movimento. ...
  2. Deixe-se sentir suas emoções. ...
  3. Entenda por que você se sente assim. ...
  4. Escreva seus pensamentos e sentimentos. ...
  5. Procure ajuda profissional.

O tratamento costuma ser uma Terapia Cognitivo-Comportamental focada no nível cognitivo e emocional no início. O primeiro passo será tomar conhecimento da existência desse bloqueio e investigar a causa ou causas que podem ter originado, além de outros eventos que foram capazes de mantê-lo e prolongá-lo.

Quando você está emocionalmente bloqueado, você tem um relacionamento nada saudável com suas próprias emoções. Sugiro que faça terapia para buscar a causa, vários acontecimentos passados podem estar te causando isso, precisa ser identificado a causa. Olá!

Um bloqueio não costuma ser fácil de identificar. Assim como nem sempre é fácil saber o nome de uma planta. Mas é fácil identificar uma árvore pelo fruto. Você pode ter uma pista de bloqueio observando algum comportamento frequente seu ou algo que te deixa nervoso, ansioso ou triste.

Inclusive, o termo arromântico engloba pessoas que também sentem atração, isto porque é um espectro. Aro não-estritos apresentam atração romântica, e, além disso, o bloqueio emocional pode ou não englobar também amizades e outros tipos de relacionamentos.

O bloqueio mental é uma repressão que o cérebro gera a um fato traumático ocorrido. Nesses casos, a dor da emoção provocada pelo acontecimento se torna insuportável de sentir, então o cérebro lança esse fato para o inconsciente, com o objetivo de proteger o sujeito..

Confira, a seguir, sete atitudes que você deve ter para ajudá-la e ajudar a si mesmo.

  1. 1 – Proteger-se. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

Quais são os bloqueios mentais?

  • Dúvidas em relação à própria performance;
  • Indecisão;
  • Estado mental inflexível;
  • Comparações;
  • Incertezas;
  • Falta de limites;
  • Visão em forma de túnel.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Pessoa seca: indivíduo que não demonstra afeto ou carinho, ou de mesma forma, não admite recebê-los de outros indivíduos.

O teste de trauma de infância viralizou no TikTok após usuários compartilharem o quão ruim foi essa etapa de suas vidas. Gratuito, o quiz pode ser feito no site BetterMe, uma plataforma de saúde mental que também oferece planos de assinatura de meditação e ioga.

6 dicas para superar seus traumas emocionais

  1. Busque apoio e orientação profissional. Procurar ajuda profissional (como a terapia) pode ser fundamental no processo de cura de traumas emocionais. ...
  2. Pratique autocuidado. ...
  3. Desenvolva estratégias de enfrentamento saudáveis.

É muito comum que esqueçamos de grandes pedaços de nossa infâncias, principalmente os mais tenros. Contudo, há de se ir a um psicólogo e realizar um acompanhamento para que se fale sobre esses períodos esquecidos, quais eram, se eram semelhantes, quando esqueceu, por que acha que esqueceu e etc. Espero ter ajudado!