O que é bloqueio afetivo?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa inconsciente e que pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer instante da vida e independentemente da idade. Inclusive, é algo que desperta o que há de mais humano, já que evidencia o quanto não somos completamente racionais ou robóticos.

Para tratar um bloqueio emocional, é aconselhável consultar um psicólogo. Esse profissional trabalhará regulando nossa expressão emocional de modo a desbloquear o problema. O tratamento costuma ser uma Terapia Cognitivo-Comportamental focada no nível cognitivo e emocional no início.

O bloqueio emocional pode ser definido como uma barreira de proteção psíquica, cujo objetivo é distanciar-se de possíveis ataques. De acordo com a psicóloga Nathália, ele é um mecanismo de defesa utilizado para evitar algo relacionado aos sentimentos ou às situações já vivenciadas que impactaram de forma negativa.

É perfeitamente possível que o tenha bloqueado porque se preocupa com você. Há casos em que nos preocupamos com alguém, mas não podemos nos envolver seriamente. Por qualquer motivo, não há como fazer dar certo. No entanto, isso não significa que ele não se importa mais com você, pelo contrário.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

É muito comum que esqueçamos de grandes pedaços de nossa infâncias, principalmente os mais tenros. Contudo, há de se ir a um psicólogo e realizar um acompanhamento para que se fale sobre esses períodos esquecidos, quais eram, se eram semelhantes, quando esqueceu, por que acha que esqueceu e etc. Espero ter ajudado!

O teste de trauma de infância viralizou no TikTok após usuários compartilharem o quão ruim foi essa etapa de suas vidas. Gratuito, o quiz pode ser feito no site BetterMe, uma plataforma de saúde mental que também oferece planos de assinatura de meditação e ioga.

O bloqueio emocional funciona mais ou menos nesse sentido, mas nem sempre é positivo para o seu desenvolvimento. Sabemos que é difícil lidar com emoções negativas e com situações que nos machucam. Porém, o bloqueio emocional pode ser um empecilho para as suas conquistas.

Quais são os bloqueios mentais?

  • Dúvidas em relação à própria performance;
  • Indecisão;
  • Estado mental inflexível;
  • Comparações;
  • Incertezas;
  • Falta de limites;
  • Visão em forma de túnel.

Bloquear para afetar o bem-estar psicológico do outro
O bloqueador quer infligir dor emocional e psicológica ao bloqueado. Mesmo por um curto período, as pessoas socialmente excluídas experimentam dor emocional, independentemente de sua autoconfiança e autoestima.

Se uma pessoa está bloqueando e desbloqueando nas redes sociais o seu ex, é sinal de que ela não superou o término do relacionamento completamente. A dor da separação faz com que haja o bloqueio. Mas então, surge a esperança de que ele o aceite de volta, e assim a pessoa o desbloqueia.

Eles te bloqueiam para se sentirem no controle.

A teoria dos pesquisadores é a chave do processo estaria em uma proteína que interage com nossos neurônios e determina se uma memória deve ser alterada ou não. Caso essa proteína seja degradada, as memórias se tornariam modificáveis. Porém, mais uma vez, tudo isso ainda está no campo teórico.

Sim... é normal não se lembrar de coisas vividas, principalmente até os 4 anos de idade. Alguns flax, mas com pouca nitidez.

Um estudo feito na Universidade Memorial de Terra Nova, no Canadá, concluiu que as memórias mais antigas das pessoas são de quando elas tinham 2 anos e meio de idade, em média. O estudo demorou 21 anos para ser feito e levou também em consideração uma revisão de dados previamente coletados.

Esquecer faz parte de um cérebro saudável.
Deixar de lembrar de fatos e acontecimentos é normal e necessário para o aprendizado e a formação de novas memórias.

Pessoas que sofreram traumas na infância podem ter impactos na saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos do estresse pós-traumático (TEPT), que podem afetar negativamente o seu desempenho no trabalho.

Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a...

  • 1- Invalidação constante de sentimentos.
  • 2- Abusos físicos ou psicológicos.
  • 3- Bullying e agressões.
  • 4- Abandono ou rejeição.
  • 5- Relacionamentos problemáticos na família.

5 passos para se curar de um bloqueio emocional

  1. Compreensão. O primeiro e mais importante passo é admiti-lo! ...
  2. Assumir a responsabilidade. É comum que o ser humano tentar sempre encontrar um bode expiratório para algum problema ou comportamento. ...
  3. Sinta cada emoção. ...
  4. Entenda a origem da emoção. ...
  5. Se recupere.

COMO SUPERAR UM BLOQUEIO MENTAL

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO. Entender como superar um bloqueio mental é como superar um platô – aqueles lugares da vida em que a mente, o corpo e as emoções ficam paralisadas. ...
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE. ...
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO. ...
  4. REPROGRAME SUA MENTE. ...
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

Quais contas não podem ser bloqueadas?

  • Contas com valores de pensão;
  • Conta poupança com até 40 salários mínimos;
  • Subsídios e auxílios do governo.