O que é bisteca do Sete?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O sete da paleta é um corte localizado na parte superior da paleta bovina, também conhecido como "shoulder". É macio e saboroso, com pouca gordura e ideal para grelha e forno.

Em ordem de retirada, da parte anterior para a posterior do animal, temos o T-bone, o Porterhouse e a Bisteca Fiorentina. São três cortes distintos, com sabores e texturas próximos, vale a pena experimentar todos e escolher o seu preferido.

A Bisteca bovina ou Chuleta é um corte extraído do contrafilé, também conhecida como bife de chorizo… A Bisteca bovina ou Chuleta é um corte extraído do contrafilé, também conhecida como bife de chorizo com osso.

lombo de porco

Localizado na área entre o ombro e as patas traseiras, o lombo de porco é a parte mais magra e macia do animal.

A bisteca, ou chuleta, é um corte retirado do contra filé. Por conta da capa de gordura, essa é uma opção de carne que se mantém muito macia e suculenta mesmo depois de assada.

Filé mignon

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

Obtido do lombo do boi, o acém é também conhecido no Brasil como agulha, alcatrinha do dianteiro e lombinho. Em outros países, é bem fácil encontrar pratos com esse ingrediente recebendo outros nomes, “chuck” (inglês), “aguja” (espanhol) ou “basses cotes” (francês).

alcatra

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

A picanha suína é uma das partes mais nobres do porco, ela é retirada da alcatra inteira e o seu corte assemelha-se ao corte bovino (em menor proporção), com mais maciez e sabor.

Bisteca é um corte derivado do carré. O carré nada mais é do que a parte central do dorso do suíno, onde se encontra a costeleta, o lombo e o filé mignon. Logo, a bisteca é o carré fatiado. É um dos pedaços do porco onde se encontra mais sabor, bem como é de fácil preparo e muito macia.

As melhores carnes suínas para churrasco

  • Filé Mignon Suíno. Extremamente macio, o corte, oriundo do lombo do porco, pode ser preparado como bife, escalope ou medalhão. ...
  • Costela Suína. ...
  • Lombo Suíno. ...
  • Picanha Suína. ...
  • Maminha suína. ...
  • Carré Suíno. ...
  • Copa lombo suíno. ...
  • Pernil Suíno.

Conhecido como coração da alcatra, esse corte magro tem boa umidade e suculência. É uma ótima opção para bifes ou churrasco, mas não perde excelência em seu papel no forno ou refogado.

Basicamente, a chuleta é o bife de contrafilé com osso encontrado em bovinos, suínos e ovinos. É encontrada na parte superior das rés e é considerada uma carne nobre, perfeita para churrasco, assada ou feita na chapa.

Conhecida como bisteca bovina, a Chuleta é extraída da parte posterior do contra filé cortado com o osso. Sabor intenso e único feito para você.

Panceta. Conhecida popularmente como barriga, essa peça também vem ganhando muito mercado entre os consumidores brasileiros. Com sabor marcante e uma excelente capa de gordura, esse é um corte versátil e dos mais saborosos entre os suínos.

O carré é o lombo, com parte do osso da costela e da coluna vertebral. Por estar com o osso, a carne se torna mais suculenta. Pode ser feito de panela (inteiro), assado, recheado ou na churrasqueira.

Duroc

Duroc, a raça que com melhoramento genético, criação e alimentação natural desenvolveu características especiais como marmoreio, mais saborosa e de melhor coloração.

Qual a diferença entre bisteca suína e bovina? Ambas são muito parecidas, até mesmo na gordura separada. A maior diferença é o sabor, a suína mais suave.