O que é Binco no DETRAN?

Perguntado por: grodrigues8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) colocou em operação no dia 04 de março de 2009 uma nova versão da Base de Identificação Nacional de Condutores (Binco). A nova base, chamada de Binco Ampliada (BCA), possibilitará o acesso ao histórico do condutor.

Sendo assim, depois de realizar a compra de um veículo, o proprietário precisa fazer o registro do bem no Detran. Ao ser registrado, ele recebe uma placa, que vai exercer o papel de uma espécie de identidade e terá a função de juntar dados a respeito de multas, ano de fabricação, sinistros e demais informações.

O que é Renach? Renach é a sigla para Registro Nacional de Condutores Habilitados, e funciona como um grande banco de dados, que armazena informações sobre o motorista, desde o início do processo de habilitação.

É uma base de dados informatizada e centralizada que armazena informações oficiais do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), contendo características e informações dos veículos pertencentes à frota nacional a partir do sistema de Regsitro Nacional de Veículo (RENAVAM).

O bloqueio em si consiste num apontamento do DETRAN atestando que há alguma irregularidade na habilitação do condutor que o impede de dirigir.

R$ 221,21 – Taxa serviço Detran Categoria AB; R$ 44,25 - Reteste (caso reprove na prova).

12 meses

Quantas vezes pode reprovar na prova prática do Detran
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe um limite de retestes para os candidatos à CNH. A única norma estabelecida é que o aluno deve respeitar o prazo de 12 meses do CFC para realizar todas as etapas do processo de habilitação.

A reprova na prova prática é um problema comum no mercado das autoescolas. Uma porcentagem dos alunos acaba demorando um tempo maior para conquistar a aprovação no exame. Mas para que esses alunos consigam fazer uma nova prova, é necessário que eles paguem uma taxa.

Detran tem 30 dias para concluir processo ou fazer uma comunicação com exigências, diz especialista.

Ter um carro não registrado gera consequências graves para qualquer motorista, como multa e até retenção do veículo no pátio. Por esse motivo, é fundamental todo proprietário registrar seu veículo no Detran do seu estado.

Consultar dados de veículo na base RENAVAM

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  2. Realizar consulta.

O que é o RENACH na carteira de habilitação? É um controle, realizado por um banco de dados, no qual os órgãos de trânsito têm sobre tudo o que acontece com o condutor. Desde o momento em que o condutor se inscreve para dar entrada na Carteira Nacional de Habilitação – CNH, ele recebe o número de registro do RENACH.

Ele pode ser encontrado no canto inferior direito do verso da carteira de motorista, logo abaixo do campo “Data de Emissão”. Algumas CNHs contam com duas numerações na região citada. Nesses casos, o código do RENACH é referente à de baixo.

O Renach e o Renavam são bancos de dados mantidos pelo Departamento Nacional de (Denatran). O primeiro reúne informações sobre multas e pontos na carteira de habilitação. O segundo, sobre os veículos que transitam nas ruas, como marca, modelo e tipo de uso.

Para realizar a consulta BIN pelo site do Denatran, é necessário fazer um cadastro com o CPF do proprietário. Já pelo site da Checktudo, somente pelo número da placa você consegue puxar o histórico completo do veículo.

IMPEDIMENTO DE FURTO/ROUBO
O impedimento definitivo de furto/roubo bloqueia o veículo na Base Estadual e Base Índice Nacional (BIN) de cadastro de veículos não importando o Estado em que o veículo é emplacado. O impedimento de furto/roubo deve ser registrado em até 72 horas após o registro do Boletim de Ocorrência.

BIN ou Base de Índice Nacional é o banco de dados que contém as informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Nessa base, constam todas as informações dos veículos cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

Segundo o artigo 261 do CTB, a suspensão da CNH pode durar de 6 meses a 1 ano. Em caso de reincidência nos últimos 12 meses, o período de suspensão pode aumentar para 8 meses a 2 anos. Não é mandatório, mas o juiz pode se basear nesse prazo para determinar a suspensão da CNH em casos de dívidas.