O que é bilirrubina negativo?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A bilirrubina livre é reduzida em urobilinogênio, mesobilirrubinogênio e estercobilinogênio. O excesso persistente de urobilinogênio na urina (com bilirrubina negativa) é encontrado na icterícia das anemias hemolíticas. Valores aumentados: anemias hemolíticas, hepatites, cirroses, doenças hepáticas parenquimatosas.

A ausência de urobilinogênio na urina e nas fezes significa obstrução do ducto biliar, que impede a passagem normal de bilirrubina para o intestino.

Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL.

Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas.

O exame da bilirrubina normalmente é solicitado pelo médico quando o paciente relata sintomas que podem estar envolvidos a problemas no fígado como cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, urina escura, pele amarelada e dor constante na barriga.

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

O paciente pode produzir excesso de bilirrubinas, que podem ser eliminadas pelos rins e colorir a urina de cor marrom? R – Sim pode ser a presença de bilirrubinas. A urina também pode ficar turva ou com alteração da cor pela presença de infecção ou bactérias.

Quais são os resultados possíveis para o exame BTF – Bilirrubina Total e Frações?

ResultadosValor de referencia
Bilirrubina totalentre 0,2 mg/dL e 1,20 mg/dL
Bilirrubina diretaaté 1,0 mg/dL
Bilirrubina indiretaaté 0,5 mg/dL

O excesso persistente de urobilinogênio na urina (com bilirrubina negativa) é encontrado na icterícia das anemias hemolíticas. Valores aumentados: anemias hemolíticas, hepatites, cirroses, doenças hepáticas parenquimatosas. Valores diminuídos: icterícia obstrutiva extra-hepática, doenças hepáticas com colestase severa.

Nos casos de icterícia por hemólise o pigmento biliar estará ausente na urina. Nas icterícias por obstrução biliar, de longa duração, níveis aumentados de bilirrubina direta podem ser encontrados no soro sem aparecer na urina. Nesta situação, os pigmentos encontram-se ligados a proteínas séricas, sobretudo albumina.

A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.

Resultados menores que 34 U/L indicam que a TGO está na faixa normal. Resultados maiores que 34 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).

A bilirrubina é normalmente produzida no organismo pelo rompimento das células vermelhas do sangue e metabolizada pelo fígado para ser eliminada nas fezes. Se isso não acontece, há um aumento de bilirrubina no sangue e aparece a cor amarelada na pele.

Níveis extremamente elevados de bilirrubina não conjugada, independentemente da causa, são perigosos. , convulsões. Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões...