O que é bilirrubina na urina positivo?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A urina normal não contém bilirrubina. Entretanto, níveis elevados de bilirrubina conjugada, que é solúvel em água, são eliminados na urina e identificados na urinálise de rotina. A associação de icterícia e colúria (bilirrubina na urina) sugere doença hepática ou obstrução biliar.

A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina. A dosagem de bilirrubina no sangue serve, portanto, para avaliar o funcionamento do fígado.

Quais são os valores de referência?

  1. Bilirrubina total: entre 0,2 mg/dL e 1,20 mg/dL;
  2. Bilirrubina direta: até 1,0 mg/dL;
  3. Bilirrubina indireta: até 0,5 mg/dL.

A bilirrubina é normalmente produzida no organismo pelo rompimento das células vermelhas do sangue e metabolizada pelo fígado para ser eliminada nas fezes. Se isso não acontece, há um aumento de bilirrubina no sangue e aparece a cor amarelada na pele.

Se os dutos biliares estiverem obstruídos, a bilirrubina pode se acumular no sangue. A maior parte das obstruções é causada por cálculos biliares, mas algumas são causadas por câncer (como câncer pancreático ou nos dutos biliares) ou distúrbios raros no fígado (como colangite biliar primária.

Níveis extremamente elevados de bilirrubina não conjugada, independentemente da causa, são perigosos. , convulsões. Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões...

Quais são os sintomas da bilirrubina no sangue? O exame da bilirrubina normalmente é solicitado pelo médico quando o paciente relata sintomas que podem estar envolvidos a problemas no fígado como cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, urina escura, pele amarelada e dor constante na barriga.

Urobilinogênio e bilirrubina
Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL.

BTF – Bilirrubina Total e Frações - R$9,00 - Labi Exames.

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

A bilirrubina é, em seguida, transportada pelos canais biliares até o trato digestivo, de modo que ela possa ser eliminada do corpo. A maior parte da bilirrubina é eliminada nas fezes, mas uma pequena parte é eliminada na urina.

Como interpretar o resultado?

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

A dosagem de bilirrubina é importante na investigação de alguns tipos de anemia, assim como de doenças do fígado e da vesícula biliar. Ela também é importante em pessoas que ingerem bebidas alcóolicas em excesso e por isso têm maior risco de ter doença no fígado.

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode desenvolver alguns sintomas característicos, como pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Um dos sintomas da hepatite é a icterícia, ou seja, amarelamento dos olhos e da pele. Hepatite se refere a qualquer tipo de infamação no fígado.

Resultados menores que 34 U/L indicam que a TGO está na faixa normal. Resultados maiores que 34 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

Se for bilirrubina direta: hepatologista ou gastroenterologista.