O que é bexiga atrofiada?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Também é conhecida como bexiga flácida, pois a bexiga não é capaz de se contrair voluntariamente, ou o esfincter não é capaz de relaxar, o que provoca o armazenamento de urina, sem a capacidade de eliminá-la de forma adequada.

O tratamento mais comum para a bexiga neurogênica em pacientes acamados ou em cadeiras de rodas que não conseguem esvaziar adequadamente a bexiga, é um cateter permanente de Foley. O cateterismo intermitente é uma opção para pessoas que experimentam vazamentos periódicos com episódios de secura entre eles.

Na bexiga hiperativa, o órgão se contrai de forma involuntária, levando o paciente a perder urina de forma inesperada a qualquer momento. Os sintomas se assemelham aos de uma infecção urinária, com uma frequência maior na vontade de urinar, ardência e a incontinência.

O que é atrofia muscular? A atrofia muscular é uma doença neuromuscular que atinge os neurônios motores, trazendo perda de volume e enfraquecimento dos músculos em razão da diminuição do tamanho das células.

Qual é o tratamento para atrofia com inflamação no útero? O tratamento da atrofia com inflamação no colo do útero é feito através da aplicação de pomada de estrogênio ou creme de estriol. Os medicamentos devem ser usados de preferência à noite por um período de 1 a 3 meses.

O tratamento para bexiga baixa pode ser feito com mudanças no estilo de vida, com perda de peso, deixar de fumar, combater a prisão de ventre, além da fisioterapia, exercícios pélvicos, indicados pelo fisioterapeuta, ou através de cirurgia, nos casos mais graves, quando a bexiga chega até a entrada da vagina ou passa ...

Um dos exercícios mais indicados para tratar qualquer condição que envolve o trato urinário são os exercícios de Kegel. A melhor maneira para realizá-los é esvaziando a bexiga e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos.

O diagnóstico compreende exames de imagem e cistoscopia, ou exame urodinâmico. O tratamento abrange cateterismo ou medidas para desencadear a micção. (Ver também Visão geral da micção.

Alguns pacientes durante a evolução da bexiga neurogênica podem apresentar uma capacidade de armazenamento de urina reduzida, e nesses casos o tratamento poderá ser através de cirurgias de ampliação da bexiga. Estas cirurgias podem melhorar o reservatório ( bexiga), prevenindo a insuficiência renal.

Esse pode ser o resultado de doenças cerebrais reversíveis ou não, como: esclerose múltipla (MS), doença de Parkinson, diabetes, tumores cerebrais e infecções, como meningite ou sífilis terminal, espinha bífida, neuropatia devido ao alcoolismo e deficiência de B-12”.

Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga.
...
Os cânceres de bexiga em estágio avançado podem provocar outros sintomas, como:

  • Impossibilidade da pessoa urinar.
  • Dor lombar.
  • Perda de apetite e perda de peso.
  • Fraqueza.
  • Inchaço nos pés.
  • Dor óssea.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

Citologia urinária
Baseia-se na análise da urina com o objetivo de procurar células tumorais que se destacaram do tumor e se encontram em suspensão na urina. Esse exame, no entanto, só consegue detectar cerca de 20% a 30 % dos tumores de bexiga.

A Atrofia Muscular está geralmente associada à falta de exercício físico ou desuso dos membros. Em outras situações, ela pode ocorrer em pessoas acamadas, quando trabalham por muito tempo sentadas e levam uma vida sedentária e até quando a quantidade de exercícios físicos é reduzida.