O que é bermas de equilíbrio?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

As bermas de equilíbrio são estruturas utilizadas para garantir a estabilidade global do conjunto formado pelo solo mole e pelo aterro, compensando os momentos atuantes e elevando-se o fator de segurança (figura 2.5).

Os solos argilosos compressíveis, que também são conhecidos como solos moles, são geralmente formados por material orgânico com elevado teor de umidade e que apresentam baixa resistência aos esforços de cisalhamento. Portanto, são materiais bastante complexos para as obras rodoviárias.

A berma funciona como uma barreira física e estética entre o céu aberto e as áreas residenciais vizinhas da cidade. Além de uma barreira visual, o talude é ajardinado com vegetação mista para fornecer uma “cara” verde às operações de mineração.

Caso a postura Municipal ou os projetos exijam afastamentos superiores aos descritos Altura máxima do talude: 4,5 m.

Talude é qualquer inclinação de um terreno podendo ser natural, formado pela natureza, ou artificial, formado pelo ser humano. Exemplo de um talude natural: Exemplo de um talude artificial: Barranco é uma quebrada brusca do terreno, resultado da erosão feita pelas intempéries naturais, como chuva e vento.

A inclinação do talude acompanha a coesão do solo. Quanto mais coesivo, mais vertical poderá ser o corte. Taludes compostos por argilas, por exemplo, podem ser cortados em ângulos que variam de 45 a 60 graus de inclinação.

A principal diferença entre encostas e taludes é que as encostas são naturais, enquanto os taludes são construídos. Além disso, as encostas podem ser mais íngremes e, consequentemente, mais instáveis, enquanto os taludes são projetados para garantir a estabilidade de uma área.

Os fungos são habitantes naturais do solo, onde podem atuar de forma benéfica ou não ao cultivo, dependendo de sua espécie. Alguns fungos são responsáveis pela decomposição de matéria orgânica, pelo maior desenvolvimento das culturas e pelo aumento da produtividade.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil.

Gíria usada pelos jovens para designar a peça do vestuário que cobre as pernas até o joelho. "Meu irmão tem uma berma mó da hora."

Este tipo de declive é muito comum na implantação de obras em região de divisa com áreas de preservação e córregos. O talude de corte, por sua vez, tem uma inclinação média de 1H:1V, sendo que esses valores podem variar de acordo com o solo local.

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

Taludes são trechos inclinados de maciços que possuem inclinação com o propósito de gerar estabilidade de terreno. Existem dois tipos: Talude de corte – Sem estruturas de apoio; Talude de aterro – Exige atenção no solo abaixo.

A Brachiaria Humidicola, a Brachiaria Decumbens, a Grama Bermuda e o Capim “Vaquero” são algumas das opções de “grama para segurar barranco”.