O que é bem tangível é intangível?

Perguntado por: asiqueira5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

Os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

Produtos intangíveis, diferentemente dos tangíveis, não podem ser tocados, sentidos, cheirados, nem vistos. Muita gente fala que vender serviços intangíveis é mais difícil que vender produtos tangíveis. No caso de um automóvel, por exemplo, ele poderá ser visto, tocado e até mesmo testado antes da compra.

Em geral, descrevemos ativos intangíveis como aqueles bens que não são palpáveis, como marcas, patentes. Contudo, alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros.

Tipos de produtos
produtos industriais - usados na produção de outros bens. bens de conveniência - adquiridos frequentemente e com um esforço mínimo. bens de impulso - compra por estímulo sensorial imediato. bens de emergência - bens necessários imediatamente.

Como o próprio nome indica, os ativos tangíveis são aqueles que podem ser tocados. Por outro lado, os ativos intangíveis são os ativos imateriais, que não podem ser tocados e que tem vida útil superior a um ano. Alguns exemplos são: marcas, integridade, tecnologia, recursos humanos, estratégias de mercado e princípios.

Os serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem compra dos. Por exemplo, quem se submete a uma cirurgia plástica não pode ver o resultado antes da compra.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

Ativos tangíveis, se formos partir do significado do termo, são os bens e propriedades que podem ser tocados, são recursos concretos, que têm um valor mensurável e que fazem parte do capital físico e financeiro de uma empresa.

Custo Intangível pode ser definido como a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação e/ou manutenção de um fator intangível, citando-se como exemplos de fatores e custos intangíveis, as patentes e os custos de desenvolvimento, marcas registradas e custos de propaganda e registro, moral de RH (Recursos ...

Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.

Podemos utilizar como exemplos de ativos intangíveis as licenças, os direitos autorais, nome de uma marca, softwares de computador, carteira de clientes, dentre outros itens que possuem valor, mas não podem ser tocados fisicamente.

De acordo com isso, Kotler identificou cinco tipos de produtos: produto principal, produto genérico, produto esperado, produto aumentado e produto potencial.

Níveis de produto: benefício central, produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial. Os cinco juntos constituem a hierarquia de valor para o cliente.

Níveis de produto

  • Benefício central: serviço ou benefício fundamental que o cliente está comprando. Ex. ...
  • Produto básico: parte tangível. Ex. ...
  • Produto esperado: Atributos esperados pelo comprador. Ex. ...
  • Produto ampliado: exceder as expectativas. ...
  • Produto potencial: possibilidades futuras.

Qual a diferença entre ativo tangível e ativo intangível? Como já foi dito, ativos tangíveis são todos os bens materiais que podem ser tocados. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais.